Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Eleições 2020

Normando Bessa é flagrado cobrando eleitores para ‘aparecer melhor nas pesquisas’

A cena foi registrada na comunidade do Caiambé, zona rural de Tefé, e distribuída nas redes sociais

Normando Bessa é flagrado cobrando eleitores para ‘aparecer melhor nas pesquisas’

Foto: Reprodução

Após resultado de uma pesquisa eleitoral referente às eleições municipais em Tefé, o prefeito da cidade, Normando Bessa (PP) – que é candidato à reeleição –, foi até a comunidade Caiambé cobrar dos moradores, de forma intimidadora, que seja avaliado de forma positiva nas próximas análises.

A cena foi registrada por meio de gravação em vídeo. Nas imagens, o prefeito Normando Bessa aparece afirmando que está perdendo na localidade e diz, ainda, que voltará em Caiambé novamente para uma nova entrevista eleitoral, em tom de ameaça.

“Eu estou perdendo aqui no Caiambé, tá bom? Eu estou perdendo. Estou sendo bem claro para o povo do Caiambé. Domingo, terça ou quarta vou voltar com a pesquisa aqui de novo”, diz Normando Bessa.

A pesquisa em questão foi realizada pelo Instituto de Pesquisa do Norte LTDA – IPEN, e divulgada na última quinta-feira (29). Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-5512/2020, a análise foi feita entre os dias 18 e 21 de outubro e entrevistou 400 eleitores na região.

Segundo os dados, o prefeito aparece na liderança com 39,7% das intenções de voto. A maior ameaça de Normando Bessa, conforme indicam os dados, é o candidato Nicson Marreira (PTB), que aparece em 2º lugar com 30,5%.

Na sequência, aparece os demais candidatos que concorrem ao pleito em Tefé: Wiseman Celani (PSB), com 11,9%; Pastor Sinderley (PSL), com 4,7%; Norma Pantoja (SOLIDARIEDE), com 1,5%; Toinho Pinguim, com 1,2% e Manoelzinho Ferreira, com 0,5%.

Sem retorno

A reportagem do Portal AM1 entrou em contato com a Prefeitura de Tefé, por meio dos contatos disponíveis no site da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), para dar oportunidade ao prefeito Normando Bessa de esclarecer o fato.

Porém, assim como todas as outras vezes, não houve retorno por parte da prefeitura aos questionamentos da reportagem.