Segundo pelotão de candidatos à Prefeitura de Manaus começa a crescer nas pesquisas - Amazonas1
21 de outubro de 2020
Site auditado pelo
Manaus
23oC  33oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Segundo pelotão de candidatos à Prefeitura de Manaus começa a crescer nas pesquisas

Candidatos como Zé Ricardo (PT), Alfredo Nascimento (PL) e o bolsonarista Alfredo Menezes (Patriota) apresentaram aumento nas intenções de voto segundo pesquisa da Perspectiva

Segundo pelotão de candidatos à Prefeitura de Manaus começa a crescer nas pesquisas
Fotos: Márcio Silva/Portal AM1 e Divulgação

A pesquisa eleitoral Perspectiva, divulgada nesta terça-feira (29), mostra um leve crescimento do segundo pelotão de candidatos à Prefeitura de Manaus nas porcentagens de intenções de voto, logo após dada a largada para a corrida eleitoral municipal.

O estudo compara os dados da pesquisa realizada no dia 1º deste mês e nos dados da pesquisa de hoje. Segundo analisado, cinco candidatos apresentaram aumento nas intenções de voto para comandar o Executivo Municipal.

Leia mais: Perspectiva mostra 2º turno indefinido entre Amazonino e David em Manaus

Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) se mantém na liderança. Se na pesquisa passada ambos apresentavam 27,4% e 15,3% das intenções de voto, respectivamente, hoje esse número subiu para 32,7% e 18,5%.

Entre os prefeituráveis do segundo pelotão que cresceram na pesquisa está Zé Ricardo (PT), ele saiu de 7,9% para 9,3%. Já Alfredo Nascimento (PL) deu um salto de 4,4% para 5,5%. O ex-superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes (Patriota) aumentou de 1,7% para 2,6%.

Já o bolsonarista Capitão Alberto Neto (Republicanos) subiu de 6% para 6,3%. Ricardo Nicolau (PSD) saiu de 3% para 3,6%.

Leia mais: Coronel Menezes dispara para Arthur Neto: ‘lockdown não é solução’

Queda

A comparação também mostrou uma queda nas porcentagens das intenções de voto para Romeiro Reis.

Enquanto na primeira pesquisa ele obteve 0,8%, nesta de agora ele apresentou 0,6%. O candidato vereador Chico Preto (DC) não aumentou, mas também não reduziu, permanecendo com 2,9%.

Incompetência dos adversários

Para o diretor da pesquisa, o publicitário Durango Duarte, acredita que cabe aos adversários do candidato Amazonino Mendes (Podemos), que lidera as pesquisas, derrubarem sua imagem para terem chance de vitória nas eleições 2020.

“O Amazonino é o líder e como obrigação dos demais 10 adversários dele, é desconstruir a imagem dele para poderem crescer em cima dos eleitores que dizem votar nele neste momento”, disse.

“Agora se os dez adversários de Amazonino não tiverem competência para desidratar o Amazonino, ele vai ficar nesse patamar […]. Ele pode até crescer pela incompetência dos seus adversários”, continuou.

Deslocamento de voto

Questionado sobre o que significa esse aumento para alguns candidatos, Durango afirmou que é devido à desistência de alguns nomes. Dessa forma, as intenções de voto foram repassadas para outros candidatos que foram confirmados para a corrida eleitoral.

“Lá atrás tinham outros candidatos […]. Esses nomes saíram dessa pesquisa porque agora os candidatos reais, eles eram pré-candidatos. Para onde foi o voto desses 10% ou 11%? Eles se deslocam para onde? O David cresceu 3% provavelmente os 3% de crescimento do David sejam aqueles 4% que o Rotta tinha, então houve uma associação da aliança dos dois que impulsionou o crescimento do David”, explicou.

“Então, os crescimentos de votos eventualmente observados é puro produto de deslocamento de votos dados a um determinado pré-candidato em 1º de setembro. A partir de agora, toda conta é: quem crescer, alguém cai”.

Pesquisa

A pesquisa Perspectiva, registra no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) sob o número AM-03517/2020, realizou entrevista com 2 mil pessoas no período de 21 a 27 de setembro. A margem de erro é de 2,2%.

2ª-PESQUISA-DE-ELEITORAL-MANAUS-AM-03517-TSE (1)

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading