Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Eleições 2024: entenda a diferença entre voto em branco e nulo

Assim como os votos em branco, os votos nulos também não são considerados válidos e, portanto, não contribuem para a eleição de nenhum dos candidatos.

Eleições 2024: entenda a diferença entre voto em branco e nulo

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Manaus (AM) – Muitos eleitores ainda enfrentam dificuldades em entender as diferenças entre voto branco e voto nulo, assim como as regras e consequências associadas a cada um. Para ajudar a sanar essas dificuldades, o Portal AM1 trouxe alguns esclarecimentos, pensando no direito livre do eleitor que votará neste domingo (6).

Primeiramente, é necessário entender a definição de cada termo. O voto em branco ocorre quando o eleitor decide não escolher nenhum dos candidatos disponíveis no pleito. Isso pode ser feito selecionando a opção de voto em branco (tecla branca) na urna eletrônica.

Os votos em branco são contabilizados, mas não são considerados para a soma dos votos válidos. Isso significa que não afetam diretamente o resultado das eleições, pois não são atribuídos a nenhum candidato, servem somente para estatísticas.

O ato de votar em branco pode ser visto como uma forma de protesto ou descontentamento em relação aos candidatos daquela eleição, entretanto, não expressa uma oposição clara a nenhum deles.

Voto nulo

Já o voto nulo é aquele em que o eleitor marca um candidato que não está na lista ou anula seu voto de outra forma. Um exemplo comum de voto nulo é quando o eleitor digita um número inexistente para não votar nas opções apresentadas.

Assim como os votos em branco, os votos nulos também não são considerados válidos e, portanto, não contribuem para a eleição de nenhum dos candidatos.

Contudo, a diferença é que o voto nulo pode indicar uma rejeição explícita a todos os candidatos ou à própria eleição. Muitas vezes, o voto nulo é interpretado como um sinal de insatisfação com o processo eleitoral ou com as opções disponíveis, refletindo um protesto mais forte do que o voto em branco.

Dados

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas últimas eleições para prefeito em Manaus, realizadas em 2020, dos mais de 1 milhão de votos (1.032.901), 43.232 foram brancos, representando 4,19% dos votos naquela disputa. Além disso, 78.952 (7,64%) eleitores anularam seus votos, demonstrando insatisfação com as opções.

Em relação aos candidatos a vereador, 48.819 (4,48%) votaram em branco e 47.709 (4,38%) anularam seus votos.

 

LEIA MAIS: