Manaus, 12 de julho de 2024
×
Manaus, 12 de julho de 2024

Cenário

Em 2025, Manaus será palco de evento conservador americano

Ao levar a versão brasileira do CPAC para Manaus, a direita, possivelmente, tenta fazer contraponto à esquerda sobre o debate ambiental.

Em 2025, Manaus será palco de evento conservador americano

Cidade de Manaus (Foto: Jose Zamith de Oliveira Filho)

Manaus (AM) – A Conferência da Ação Política Conservadora (CPAC), uma versão brasileira do evento Conservative Political Action Conference, considerado o maior fórum reacionário dos Estados Unidos, será realizada em Manaus no próximo ano.

A confirmação partiu do governador do Amazonas, Wilson Lima (União). O político fez o anúncio durante a quinta edição da conferência no Brasil. “Olá todas as autoridades presentes no CPAC, convido vocês a participarem, no coração da Amazônia, do CPAC Brasil 2025, aguardo todos aqui”, convocou o governador.

Ao levar o evento para Manaus, os tradicionalistas tentam, possivelmente, promover estratégia a fim de divergir da esquerda sobre o debate ambiental.

Encontro

Promovido pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o encontro foi realizado neste final de semana em Balneário Camboriú (SC). O evento conservador, que aconteceu no sábado (6) e domingo (7), contou com a participação do presidente da Argentina, Javier Milei, e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Notoriedade

A CPAC ganhou destaque nos últimos anos por conta das políticas e ideologias promovidas pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump. No Brasil, o evento aconteceu em 2019, em São Paulo, em seguida em Brasília. As outras duas edições ocorreram em 2022, em Campinas, e em 2023, em Belo Horizonte.

O evento é realizado pelo Instituto Conservador Liberal, instituição que existe “para contribuir com o estabelecimento de um Brasil firmemente apoiado nos valores da sua fundação e manifestados ao longo do nosso desenvolvimento”.

 

LEIA MAIS: