Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Cidades

Em 25 horas, mutirão já vacinou 70 mil pessoas em Manaus

O mutirão segue até às 18h deste domingo (29) com 109 postos de vacinação distribuídos em todas as zonas da cidade

Em 25 horas, mutirão já vacinou 70 mil pessoas em Manaus

Foto: Herick Pereira/Secom

MANAUS, AM – Após 25 horas de ação, a 19ª edição do mutirão Vacina Amazonas atingiu a marca de 70 mil pessoas vacinadas contra a covid-19 em Manaus. O mutirão segue até às 18h deste domingo (29) com 109 postos de vacinação distribuídos na Arena da Amazônia Vivaldo Lima, na primeira etapa do Centro de Convenções Vasco Vasques e no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus.

Nesta edição, o Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus, tem como objetivo aplicar a segunda dose da vacina na população acima dos 40 anos que tomou a primeira dose até o dia 28 de junho.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou 150 mil doses de vacinas para esse mutirão. O viradão está acontecendo, estamos hoje com 70 mil doses de vacinas aplicadas e esperamos, até às 18h, que a população faça a adesão à campanha” reforçou o secretário executivo de assistência da capital, Jani Kenta.

Leia mais: Vacinados com CoronaVac têm 74% menos chance de morte, revela estudo

Cerca de 150 mil doses da vacina AstraZeneca foram disponibilizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) para esta edição do Vacina Amazonas. Para receber a vacina, é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto, CPF e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose.

A família Guerreiro fez um programa de domingo diferente e compareceu no posto drive-thru da Arena da Amazônia para tomar a segunda dose da vacina.

“Todo mundo da minha família já tomou a primeira dose, e a gente sempre vem junto, a família sempre vem junta. Perdemos muita gente, pessoas importantes, a minha tia, que esperou muito para se vacinar, infelizmente ela não conseguiu tomar. Eu tenho esperança que isso tudo acabe”, emocionou-se Jeniffer Guerreiro, que veio acompanhada do marido, da mãe e do irmão para que todos tomassem a vacina.

Público ampliado – O mutirão Vacina Amazonas ampliou o público de vacinação contra a covid-19 neste domingo (29). Podem completar o esquema vacinal as pessoas que receberam a primeira dose de AstraZeneca até o dia 28 de junho; de CoronaVac até o dia 31 de julho; e de Pfizer até o dia 28 de maio. Além disso, também é possível tomar a primeira dose da vacina, que está sendo aplicada em quem tem mais de 12 anos.

“Temos à disposição tanto a segunda dose e, na oportunidade, caso no grupo familiar tenha uma pessoa que não tomou a vacina, que seja primeira dose, ela também pode estar junto, nesse grupo familiar, recebendo sua vacina na megaestrutura que o Governo está disponibilizado ainda neste domingo, até as 18h”, reforçou o secretário executivo de assistência da capital.

Leia mais: Covid-19: Brasil teve 24,7 mil novos casos e 684 mortes

Para receber a segunda dose de qualquer uma das vacinas disponíveis, é necessário apresentar o cartão de vacinação, documento original com foto e CPF. No caso de primeira dose em menores de idade, é preciso estar acompanhado de um responsável e apresentar comprovante de residência (original e cópia), além de documento original com foto e CPF. A mobilização iniciou ontem (28/08) e vai até as 18h deste domingo, com 33 horas ininterruptas de vacinação em três pontos montados pelo Governo do Estado.

Intensificação para público com comorbidades e grávidas – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) segue fortalecendo suas equipes e estruturas para atender a população com comorbidades, grávidas e puérperas.

“É muito importante que a população entenda a necessidade de se diminuir casos, internações e óbitos. Só tem uma maneira, o fator de proteção é a vacina. Você que tem uma comorbidade, uma intervenção, uma diabetes, ou é uma gestante, ou tem obesidade, é fundamental que você receba sua segunda dose”, finalizou o Jani Kenta.

(*) Com informações da assessoria

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter