Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Em ano eleitoral, deputado João Luiz promove ação social na zona Leste

O deputado, que é representante do PRB na Assembleia Legislativa, promoverá ação social a moradores da zona Leste de Manaus

Em ano eleitoral, deputado João Luiz promove ação social na zona Leste

Foto: Reprodução/Internet

Em pleno ano eleitoral, o deputado João Luiz (Republicanos), divulgou que vai realizar, na próxima sexta-feira, 17, uma ação social para oferecimento de serviços jurídicos aos moradores da zona Leste de Manaus.

Embora não seja candidato a prefeito de Manaus, nem vereador para as eleições municipais deste ano, o parlamentar é representante do partido Republicanos, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o qual possui como candidato oficial o deputado federal Alberto Neto.

Além disso, vale destacar que o partido é comandado, a nível nacional, pelo deputado federal, Silas Câmara.

Leia mais: Alberto Neto passa caciques políticos na disputa pela Prefeitura de Manaus

Em julho do ano passado, inclusive, foi o próprio deputado João Luiz que anunciou, em pronunciamento na tribuna da Casa Legislativa, que o PRB já teria, na época, candidato escolhido para comandar a prefeitura.

Legislação

De acordo com a Legislação Eleitoral, fica vedada a utilização do uso promocional de programas, projetos e ações sociais em favor do candidato, partido político ou coligação, além da distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público.

A ação, que será realizada pelo deputado, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam, na qual ele é presidente, trata-se do ‘Balcão do Consumidor’.

Segundo material divulgado pela assessoria de comunicação do deputado, na contramão do que prevê a legislação, serão ofertados “serviços de orientação jurídica e abertura de reclamações referentes a consumo”.

Outros casos

No início deste mês, o Portal AM1 mostrou um outro caso parecido, mas desta vez, com o vereador da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Diego Afonso (PSL), que teria cometido crime eleitoral ao realizar doação de cestas básicas em pleno ano eleitoral.

Leia mais: Vereador é denunciado ao MP por crime eleitoral; ele nega

De acordo com a denúncia feita pelo Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral ao Ministério Público Eleitoral (MPE), o parlamentar realizou as doações e divulgou a ação nas suas redes sociais.

Outro lado

Procurada, a assessoria do deputado João Luiz afirmou, via WhatsApp, que “a ação é legal e está ocorrendo dentro do prazo permitido pela legislação eleitoral, no caso até agosto. Além de as eleições serem municipais, as convenções ainda não foram realizadas e a ação não tem fim político, no mais, o deputado não é candidato”.