Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Política

Alberto Neto passa caciques políticos na disputa pela Prefeitura de Manaus

Deputado federal de primeiro mandato está mantendo 3º lugar nas intenções de voto das pesquisas eleitorais recentes

Alberto Neto passa caciques políticos na disputa pela Prefeitura de Manaus

Foto: Reprodução

O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) tem aparecido em 3º lugar nas intenções de voto da população manauara para comandar o Executivo Municipal nos próximos quatro anos, conforme as duas últimas pesquisas eleitorais realizadas neste mês. O parlamentar, inclusive, passou à frente de caciques políticos do Amazonas, como Eduardo Braga (MDB), Marcos Rotta (DEM), Serafim Corrêa (PSD) e José Ricardo (PT).

De acordo com a pesquisa mais recente, encomendada pelo Portal Direto ao Ponto e realizada pelo Instituto de Pesquisa Norte (Ipen) nos dias 29 de junho a 2 de julho, Alberto Neto aparece em terceiro lugar com 6,6% das intenções de voto para a Prefeitura de Manaus.

Leia mais: Amazonino Mendes e David Almeida aparecem liderando pesquisas para Prefeitura de Manaus

No início da semana, em outra pesquisa divulgada pelo Instituto Pontual, o parlamentar apareceu novamente em terceiro lugar com 5,9% das intenções de votos.

Disputa

Conforme os resultados das duas entrevistas para ouvir o povo manauara, Alberto Neto perde para Amazonino Mendes (Podemos), que obteve 29,9% das intenções de voto na primeira e 23,8% nesta segunda pesquisa, ocupando o 1º lugar em ambas.

O deputado federal fica atrás, ainda, do ex-deputado e ex-governador interino David Almeida (Avante), que alcançou o 2º lugar com 17,7% e 11,7% das intenções de votos nas duas pesquisas, respectivamente.

Caciques ficam para trás

As pesquisas revelam, também, que a súbita ascensão de Alberto Neto o fez passar à frente de caciques políticos do Amazonas como o senador Eduardo Braga, o deputado federal José Ricardo, o deputado estadual Serafim Corrêa e Marcos Rotta, vice-prefeito de Manaus.

Leia mais: Disputa pela cadeira de Arthur Neto mobiliza pelo menos 12 pré-candidatos

Na pesquisa mais recente, Braga aparece abaixo de Alberto Neto, em 4º lugar, com 5,4% das intenções de voto. Na sequência, aparece José Ricardo (4,8%), Serafim Corrêa (3,8) e Marcos Rotta (3%), em 5º, 6º e 7º lugar, respectivamente.

Já na pesquisa anterior, que não contou com o nome de Eduardo Braga nem Marcos Rotta, o deputado Serafim Corrêa ficou em 4º lugar com 5,7% das intenções de votos para comandar a capital e José Ricardo ficou em 5º lugar, com 4%.

Passando outros bolsonaristas

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Capitão Alberto Neto está à frente, inclusive, de outros nomes para a Prefeitura de Manaus, que também são declaradamente bolsonaristas.

De acordo com a pesquisa do Direto ao Ponto, o parlamentar passou à frente de políticos como Alfredo Nascimento (PL), o vereador de oposição na Câmara Municipal de Manaus (CMM) Chico Preto (DC), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB), o deputado estadual delegado Péricles (PSL), o ex-superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes (Patriota), e Romeiro Reis (Novo).

“Reflexo do mandato”

Questionado pela reportagem do Portal AM1 sobre o resultado dessas pesquisas, Alberto Neto afirma que isso é reflexo do seu trabalho como deputado federal.

“Acredito que tenha sido o fato de ser um nome diferente para a população, além de ser reflexo do meu trabalho, meu posicionamento pela segurança e a Zona Franca de Manaus. Me sinto até homenageado e feliz com isso”, disse.

Leia mais: Disputa pela cadeira de Arthur Neto mobiliza pelo menos 12 pré-candidatos

Até o momento, a disputa pela cadeira do atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), que está no seu segundo mandato consecutivo, já mobilizou 12 pré-candidatos, que são eles: Alfredo Nascimento (PL), Amazonino Mendes (Podemos), Alberto Neto (Republicanos); Chico Preto (DC), Carol Braz (PTB), Davi Almeida (Avante); José Ricardo (PT), Josué Neto (PRTB); Marcos Rotta (DEM), Ricardo Nicolau (PSD); Romeiro Reis (Novo) e Conceição Sampaio (PSDB).

Leia mais: Alberto Neto diz que sentiu um chamado da população e se lança à Prefeitura de Manaus