Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Política

Disputa pela cadeira de Arthur Neto mobiliza pelo menos 12 pré-candidatos

Daqui um mês começarão as convenções partidárias que definirão os nomes dos candidatos à Prefeitura de Manaus.

Disputa pela cadeira de Arthur Neto mobiliza pelo menos 12 pré-candidatos

A capital amazonense tem, até o momento, doze pré-candidatos à Prefeitura de Manaus. Na quarta-feira, 17, o Patriotas lançou a pré-candidatura do ex-titular da Suframa, Coronel Alfredo Menezes, a pouco mais de um mês do início das convenções partidárias. Aproximando-se o período eleitoral, conheça alguns dos pré-candidatos que pretendem disputar as eleições deste ana para o Executivo.

Até o momento, doze políticos confirmaram que são pré-candidatos, são eles: Alfredo Nascimento (PL), Amazonino Mendes (Podemos), Alberto Neto (Republicanos); Chico Preto (DC), Carol Braz (PTB), Davi Almeida (Avante); José Ricardo (PT), Josué Neto (PRTB); Marcos Rotta (DEM), Ricardo Nicolau (PSD); Romeiro Reis (Novo) e Conceição Sampaio (PSDB).

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, informou em entrevista na última segunda-feira, 15, que as eleições municipais deste ano poderão ocorrer entre novembro e dezembro.

PT

Pelo partido dos Trabalhadores (PT), nesta semana, o deputado Federal José Ricardo foi confirmado como pré-candidato do partido, após o PT nacional rejeitar Sinésio na corrida pela Prefeitura de Manaus.

Avante

O ex-deputado estadual e presidente do Avante, David Almeida, é pré-candidato e tem parecido bem nos índices de pesquisas eleitorais recentes.

PRTB

Em abril deste ano, o presidente nacional do PRTB, Levi Fidelix, anunciou a pré- candidatura do Josué Neto para a Prefeitura de Manaus. Tanto Josué, quanto Coronel Menezes esperam que suas candidaturas sejam apoiados por Jair Bolsonaro.

DEM

O Democratas anunciou, em setembro de 2019, seu pré-candidato: o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta.

PL

O ex-ministro Alfredo Nascimento e presidente do partido, ainda  é o principal nome do PL para disputar as eleições.  O deputado federal Marcelo Ramos e a deputada estadual Joana Darc, também já foram cogitados, todavia, tudo indica que os dois serão os principais cabos eleitorais de Alfredo.

Podemos

Recém filiado ao Podemos, o ex-governador Amazonino Mendes, deve vir como candidato do partido. Amazonino aparece nas pesquisas como o nome com mais intenções de voto e assim como o PL, o Podemos tem mais de três vereadores na CMM. A pretensão do partido, no próximo ano, é colocar um dos seus vereadores como presidente da Câmara dos Vereadores.

PSDB

A ex-secretária e ex-deputada federal, Conceição Sampaio, é o nome do partido e do prefeito de Manaus, Arthur Neto, para concorrer às eleições deste ano. Há possibilidade de que ela venha como vice de alguma chapa com o PSD ou PL.

PSC

O partido ainda não anunciou oficialmente o seu pré-candidato, porém, há especulações de que a ex-secretária da Sejusc, Carol Braz, venha como candidata do partido. Também há especulações de que o vice poderá vir de uma coligação com o partido do vice-governador, Carlos Almeida (PTB).

PSD

O vereador Hiram Nicolau e seu irmão, o deputado Ricardo Nicolau, são os principais nomes do partido. O sobrenome “Nicolau” está em evidência nesta pandemia, tanto Hiram quanto Ricardo estão em evidência por suas ações políticas na cidade por conta da covid-19. Mas no PSD há interesse do deputado federal Sidney Leite em ser candidato a prefeito de Manaus.

DC

O vereador Chico Preto é o escolhido do partido para as eleições deste ano. O  partido é considerado como “pequeno e sem forças” para disputar a eleição no cargo principal. O vereador tentará colar na onda dos bolsonaristas em busca de votos.

Novo

O Partido Novo anunciou  em  janeiro, a escolha do nome do engenheiro e empresário do segmento da construção civil, Romero Reis, como seu pré-candidato para a disputa da prefeitura de Manaus no pleito de 2020.

PRB

O Partido Republicano Brasileiro confirmou em março a pré-candidatura do Capitão Alberto Neto à Prefeitura de Manaus. Aberto Neto foi eleito em 2018 com mais de 107 mil votos como Deputado Federal.