Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Política

Eleições municipais vão ocorrer em novembro e em dezembro

Barroso informou que se reuniu com vários especialistas, entre eles epidemiologistas e infectologistas, que recomendaram a não aglomeração no pleito

Eleições municipais vão ocorrer em novembro e em dezembro

Divulgação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Barroso, participou do programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite de ontem, 15.  As eleições deste ano, entre outros temas, estavam na programação.

Barroso informou que se reuniu com vários especialistas, entre eles, epidemiologistas e infectologistas que recomendaram a prorrogação da datas das eleições, todavia, mantendo o pleito ainda este ano.

Por conta da pandemia, a alteração nas datas do pleito vem sendo discutida nos três Poderes e não há pretensão de prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos. “A data das eleições está marcada na Constituição, no primeiro domingo de outubro, por tanto qualquer alteração em relação a esse tema depende do Congresso Nacional, a Constituição também veta a prorrogação do segundo mandato, 20% dos prefeitos estão nos seus segundos mandatos”, comentou.

O ministro informou que os especialistas preveem uma queda na curva de ascensão da doença entre agosto e setembro. Também foi informado que o pleito deste ano está previsto para ocorrer a partir do dia 15 de novembro a 15 de dezembro, havendo a  possibilidade de estender o período de votação.

De acordo com Barroso, o pleito será realizado em turnos, a fim de evitar aglomerações.

“A gente consegue entregar o pleito até 20 de dezembro.  Nós vamos possivelmente alongar a jornada das eleições para mais tempo, procurar por turnos para evitar concentração e aglomerações. A saúde pública é a nossa principal preocupação, logo atrás vem a preservação da democracia”, afirmou.