Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Em Brasília, David Almeida vai buscar solução para armar Guarda Municipal

O armamento da Guarda Municipal é uma das principais cobranças dos agentes da capital, mas não a única

Em Brasília, David Almeida vai buscar solução para armar Guarda Municipal

Foto: Andressa Libório/ Portal AM1

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou que uma das pautas a serem discutidas durante sua visita a Brasília – prevista para esta terça-feira (9) – será o armamento da Guarda Municipal de Manaus. A informação foi dada durante a sessão de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (08).

“Das capitais brasileiras, só Manaus e mais três cidades – são quatro cidades – que não utilizam o armamento na guarda municipal. Nós não podemos mais nos omitir em relação a isso. Essa será uma das minhas pautas na reunião de amanhã, onde eu vou a Brasília”, afirmou David Almeida.

Saiba mais: Após dois mandatos, Arthur Neto não concede PCCR da Guarda Municipal e deixa categoria sucateada 

Em Manaus, os guardas municipais também não possuem estatuto e plano de carreira. (Foto: Divulgação/ Semcom)

Reestruturação da categoria

O armamento da guarda municipal é uma das principais cobranças dos agentes da capital, mas não a única. A falta de um estatuto próprio e do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), também vem causando o desgaste da categoria há anos.

Segundo o vereador Carpê Andrade (Patriota),  que está em seu primeiro mandato e teve como promessa de campanha a reestruturação da Guarda Municipal, David Almeida tem se mostrado receptivo com relação a essas demandas.

Leia também: Falta de equipamentos na Guarda Municipal de Manaus vira alvo do MP

“O prefeito sempre deu sinal positivo com relação à restruturação da Guarda Municipal, então nós precisamos entender que isso é feito por fases. Então, primeiro nós temos que criar a lei de carreira e criar o estatuto do guarda municipal”, afirmou.

O vereador também disse que vai propor um novo concurso público, e a pandemia da covid-19 não será um empecilho para o avanço das pautas. Além disso, a criação da Comissão de Segurança Pública Municipal, proposta pelo prefeito, dará “mais amplitude para trabalhar e lutar pela categoria”.