Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Falta de equipamentos na Guarda Municipal de Manaus vira alvo do MP

Também será apurado se os cargos em comissão na Guarda Municipal não são ocupados por servidores de carreira

Falta de equipamentos na Guarda Municipal de Manaus vira alvo do MP

Guardas Municipais foram até a Câmara Municipal de Manaus (CMM) pedir a inclusão da categoria no PCCR do município. (Foto: Semcom)

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou um procedimento administrativo para apurar a falta de equipamentos e armamentos para atuação da Guarda Municipal de Manaus. Quem assina o processo é o promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues.

Para instaurar o procedimento, o promotor considerou a Notícia de Fato 01.2020.00000799 – 0 que trata sobre denúncia do Ministério Público Federal (MPF) na qual aponta suposto descumprimento das Leis nº 13.022/14 e nº 10.826/2003  que tratam do Estatuto Geral das Guardas Municipais e o Estatuto Geral do Desarmamento.

O documento também aponta outro descumprimento no Termo de Ajustamento de Conduta nº 02/2019/61PROCEAP/81PRODECON, que elenca medidas de combate aos assaltos cometidos dentro dos ônibus de Manaus. O TAC foi firmado no ano passado, entre órgãos de segurança pública e ligados ao serviço de transporte público na capital.

“A Guarda Municipal de Manaus não estaria executando corretamente, em razão da omissão do Município de Manaus, as suas atividades atinentes à segurança pública, na atuação preventiva, nos terminais de ônibus da Cidade, sem o adequado armamento”, diz um trecho da publicação.

Por conta dessas alegações, o promotor determinou a abertura do processo que visa apurar e acompanhar a ausência de equipamento/armamento para o desempenho da função dos guardas municipais – inclusive arma de fogo.

Também vai apurar se os cargos em comissão na Guarda Municipal não são ocupados por servidores de carreira. Atualmente, a Guarda Municipal de Manaus tem um efetivo de pouco mais de 430 servidores.

A portaria com a informação foi publicada no Diário Eletrônico do MP, na edição dessa segunda-feira (9).

Confira resposta na íntegra da Prefeitura de Manaus:

A Prefeitura de Manaus informa que prestará todos os esclarecimentos ao órgão responsável, como tem feito nos últimos anos, por entender a importância da parceria com as instituições fiscalizadoras para a boa prestação do serviço público.
O município adianta que a Guarda Municipal é responsável por fazer a segurança patrimonial de pontos turísticos da cidade, além de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Junta Militar, terminais de integração, eventos municipais e outros espaços públicos.
Durante a gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, a corporação foi modernizada, com os guardas recebendo novos equipamentos de segurança, incluindo acessórios para uso em motocicletas, como capacetes, coletes e proteção de braços e pernas, além de treinamento, palestras e cursos de capacitação diversos.
A partir do ciclopatrulhamento, lançado este ano, 35 guardas municipais também atuam divididos entre o complexo turístico Ponta Negra e o parque municipal Ponte dos Bilhares.