Manaus, 29 de maio de 2024
×
Manaus, 29 de maio de 2024

Cidades

SES-AM aumenta oferta de cirurgias ortopédicas em Manaus

Pacientes, em especial vítimas de acidentes de trânsito, terão atendimento ampliado nos fins de semana nos prontos-socorros.

SES-AM aumenta oferta de cirurgias ortopédicas em Manaus

SES-AM aumenta oferta de cirurgias ortopédicas em Manaus

Manaus (AM) – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) passou a intensificar, neste sábado (4), as cirurgias ortopédicas em Manaus. Ao todo, 120 pacientes, em especial, vítimas de acidentes de trânsito, serão atendidos nos quatro fins de semana de maio, nos Hospitais e Prontos-Socorros (HPSs) 28 de Agosto, na zona Centro-Sul, e Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona Leste da capital.

A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, disse que a otimização dos procedimentos tem como objetivo ampliar a oferta, reduzindo o tempo de permanência dos pacientes nas unidades, principalmente, vítimas de acidentes de trânsito.

“Os nossos HPSs e nossas unidades de retaguarda realizam de forma regular o serviço de ortopedia, entretanto, o número desses pacientes cresceu consideravelmente, aumentando a demanda de cirurgias ortopédicas”, pontuou.

De janeiro a abril deste ano, o número de pacientes acidentados no trânsito aumentou em 12,58%, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, o número de atendimentos nos hospitais 28 de Agosto, Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e Dr. João Lúcio Pereira Machado atenderam, juntos, mais de 5 mil pacientes vítimas de acidentes de trânsito.

Por isso, a SES, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS/RCP-AM) vão executar ações de fiscalização, educação e conscientização no trânsito, como parte das ações do Maio Amarelo.

Programação

O secretário-executivo da SES-AM, Silvio Romano, explica que, em cada fim de semana deste mês, serão realizadas 30 cirurgias, sendo 15 no HPS 28 de Agosto e 15 no HPS Platão Araújo. Romano destacou, ainda, que, a princípio, a intensificação de cirurgias ortopédicas ocorrerá em quatro fins de semana, mas se houver necessidade esse prazo pode ser prorrogado.

“Nesse final de semana nós iremos realizar 15 cirurgias tanto no Platão quanto no 28 de Agosto, somadas serão 30 cirurgias nesse final de semana e que irão acontecer nos próximos finais de semana. Essas cirurgias contemplam, em função da alta demanda, pacientes decorrente de acidente de trânsito “, detalhou.

LEIA MAIS: