Manaus, 28 de junho de 2024
×
Manaus, 28 de junho de 2024

Manchete

Em busca da reeleição, Amazonino fará doações de óculos, motores de popa e até enxoval de bebê

Em busca da reeleição, Amazonino fará doações de óculos, motores de popa e até enxoval de bebê

A assessoria de Amazonino Mendes divulgou imagens dos óculos que serão doados pelo governo (Secom)

Da Redação

Às vésperas do início do ano eleitoral, o governador Amazonino Mendes (PDT) corre para realizar ações assistencialistas com dinheiro público, menos de 25 dias antes de ser impedido pela Lei n° 9.504/97, a chamada Lei das Eleições.

O Art. 73 da legislação prevê que a partir do dia 1o. de janeiro é vedado ao agente público  “fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público”. 

Neste mês, o governador Amazonino vai fazer diversas doações entre elas, óculos, motores de popa e enxoval de bebê para famílias de baixa renda. As ações estão sendo divulgadas pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

Nesta terça-feira, 5, o governo  prometeu entregar 2,2 mil óculos de grau gratuitos para pacientes de 11 municípios do interior e uma comunidade ribeirinha. Dos 11 municípios beneficiados, Amazonino perdeu em cinco cidades na eleição suplementar deste ano, para o senador Eduardo Braga (PMDB), no segundo turno eleições, como Carauari, Itacoatiara, Juruá, Silves e Tapauá. 

Além dessas cidades, receberão óculos, os moradores de Beruri, Canutama, Eirunepé, Itamarati, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, além da comunidade de Caramuri, que fica entre Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. 

As secretarias municipais de Saúde ficarão encarregadas de entregar os óculos às pessoas, o que deve ser explorado pelos prefeitos destes municípios.

Amazonas1 apurou na segunda-feira, 4, que governador Amazonino Mendes, também, entregará até o dia 31 de dezembro, motores de popa a moradores de áreas ribeirinhas do interior do Amazonas, reeditando medidas adotadas por ele em gestões passadas, como o programa do Terceiro Ciclo, uma espécie de projeto assistencialista que ele operou na década de 1990, o qual consistia na entrega de equipamentos para produtores rurais.  .

Baby chá coletivo

Além da distribuição de óculos de grau e de motores de popa, o governo de Amazonino promoverá um baby chá coletivo nesta quinta-feira, 7, no Parque Mestre Chico 2, área que faz parte do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Na matéria enviada pela Secom consta a informação de que o evento tem o objetivo de  “estimular a integração dos moradores” da região. O encontro ocorrerá no Clube de Mães do conjunto habitacional, formado por 15 mulheres, que, no local, são bastante conhecidas e atuam como líderes comunitárias.

O clube funciona o ano todo, produzindo peças. As mães realizam exposições e bazares, dos quais tiram uma renda que é dividida em duas partes, uma para elas e outra que fica guardada, para custear eventos futuros.

Sobre as doações feitas pelo governo de Amazonino Mendes, neste mês, o Ministério Público Eleitoral informou que uma “eventual situação de abuso do poder político, abuso do poder econômico ou abuso dos meios de comunicação pode ser caracterizada mesmo fora do período eleitoral. Se houver qualquer tipo de denúncia de fato que possa ensejar a caracterização de uma dessas situações, o Ministério Público pode, já no período eleitoral, ingressar com uma ação de investigação judicial eleitoral”.

 

 

Entretanto,