Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Em Manaus, 17 vereadores e 10 deputados já se vacinaram contra a covid

Com isso, 41% dos parlamentares de Manaus foram vacinados, enquanto apenas 17% da população da capital recebeu a imunização contra a covid-19

Em Manaus, 17 vereadores e 10 deputados já se vacinaram contra a covid

Foto: Reprodução

Manaus/AM – Na capital amazonense, 27 parlamentares, entre vereadores e deputados estaduais já foram vacinados contra a covid-19, conforme dados referentes à imunização disponibilizados pela Prefeitura de Manaus. Desse total, 10 são da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e 17 da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Vale lembrar que ambas as casas possuem 24 e 41 parlamentares, respectivamente. Sendo assim, os deputados vacinados contra a covid-19 representam cerca de 41% dos políticos das duas casas somadas; percentual é maior que o da população vacinada.

Com 2.219.580 de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Manaus já aplicou 387.817 vacinas de primeira dose contra a covid-19. A porcentagem referente a esse número é de 17,4%.

Parlamentares

Na CMM, já receberam a imunização os vereadores Amom Mandel; David Reis; Elan Alencar; Elissandro Bessa; Fransuá; Ivo Neto; Jander Lobato; Joelson Silva; Luís Mitoso; Marcelo Serafim; Marcio Tavares; Profa. Jacqueline; Rosinaldo Bual; Sandro Maia; Prof. Samuel; Wallace Oliveira e William Alemão.

Dos referidos parlamentares, oito apontaram ter comorbidades como obesidade grave, que é o caso de David Reis, Ivo Neto, Sandro Maia e William Alemão; e hipertensão, como aponta Rosinaldo Bual, Jander Lobato, Marcio Tavares, e Fransuá. Amom Mandel, que é o mais jovem, declara que é imunossuprimido, pessoa cujos mecanismos de defesa estão comprometidos.

Já na Aleam, os deputados vacinados são: Adjuto Afonso; Ângelus Figueira; Belarmino Lins; Mayara Pinheiro; Francisco Gomes; Joana Darc; Serafim Corrêa; Sinésio Campos; Wilker Barreto; e Therezinha Ruiz; a maioria recebeu a imunização por conta da faixa etária.

A deputada Mayara Pinheiro foi vacinada por ser profissional de saúde; Joana Darc por ser portadora de Diabetes Mellitus; Sinésio Campos e Wilker Barreto são hipertensos.