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Em Manaus, dia mais quente do ano sobrecarregou sistema de energia elétrica

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde da temperatura na capital chegou a 38,7 °C nessa quarta-feira (27).

Em Manaus, dia mais quente do ano sobrecarregou sistema de energia elétrica

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Manaus (AM) – Com o calor extremo que Manaus tem sofrido, o sistema elétrico da Amazonas Energia tem sofrido sobrecargas, no dia mais quente do ano de 2023, a concessionária registrou 1.709 MW, crescimento de 7% em relação ao esperado para este período do ano, que era de 1.600MW.

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde da temperatura na capital chegou a 38,7ºC nesta quarta-feira (27).

Na busca de amenizar a temperatura, muitas famílias compraram novos equipamentos como ventiladores, splits, ar-condicionados, geladeira e freezers Além disso, passaram a utilizá-los por mais tempo do que o habitual. O comportamento atípico dos clientes levou à demanda histórica de consumo de energia em Manaus.

Em média, durante o inverno, o consumo de Manaus, cidade com população estimada em mais de 2 milhões de habitantes, é de 1.100 MW ao dia. Durante o verão amazônico, essa demanda pode chegar próximo de 1.600 MW. Em 2022, a Amazonas Energia registrou, na capital e região metropolitana, pico de 1.588 MW na noite do dia 28 de setembro daquele ano.

Ocorrências

Desde agosto, aumentaram as ocorrências, solicitações de serviços peles equipes de manutenção da Amazonas Energia, que atuam em regime de plantão de 24 horas.

Com a sobrecarga elétrica, ocorreram inúmeras interrupções no fornecimento de energia em toda Manaus (com maior incidência nas zonas leste e Norte), elevando o número para 500 ocorrências, muito acima do normal.

Mesmo colocando mais equipes nas ruas e trabalhando initerruptamente, a concessionária está levando mais tempo para atender as demandas em virtude da complexidade. Na noite desta quarta-feira (27/09), foram substituídos 15 transformadores.

De abril a julho, o tempo médio de atendimento das ocorrências era de 215 minutos. A partir de agosto, o tempo se elevou substancialmente, passando a ser de 338 minutos. Em setembro, chegou a 348 minutos.

As demandas podem ser registradas pelos canais de atendimento ao cliente: call-center/WhatsApp 0800 701 3001, aplicativo e site. Estes sistemas estão disponíveis 24 horas.

(*) Com informações da assessoria

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