Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Em Manaus, Grupo Samel apresenta ‘Cápsula Vanessa’ ao ministro da saúde

Teich anunciou a vinda de um grupo do MS para avaliar os benefícios do método, que consiste em uma cápsula que envolve o paciente da cabeça até a cintura

Em Manaus, Grupo Samel apresenta ‘Cápsula Vanessa’ ao ministro da saúde

Foto: Semcom

Em visita ao Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, na zona Norte da capital, o ministro da Saúde, Nelson Teich conheceu o protocolo de manuseio da Cápsula Vanessa, usado para tratar pacientes com covid-19, em Manaus. A tecnologia desenvolvida pela Samel e Instituto Transire vem salvando centenas de vidas nos hospitais do grupo e de campanha.

Na ocasião, estiveram presentes o diretor-presidente do Grupo Samel, Luís Alberto Nicolau juntamente com o diretor do Hospital de Campanha Municipal Ricardo Nicolau, o diretor técnico dos Hospitais Samel Dr. Daniel Fonseca e a equipe técnica do grupo. 

Também participaram da agenda do ministro, o vice-presidente do Instituto Transire Clemilton Gomes, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto e a primeira-dama do município, Elizabeth Valeiko. 

“Temos a felicidade de contar com a ajuda da iniciativa privada e montar esse hospital em um prédio que foi construído para abrigar um complexo educacional, na zona Norte, e com isso estamos salvando muitas vidas, sob a direção do empresário Ricardo Nicolau. O método utilizado aqui não é invasivo e com menor possibilidade de complicações provocadas por contaminação”, disse o prefeito.

Na visita, Teich anunciou a vinda de um grupo do Ministério da Saúde para avaliar os benefícios do método, que consiste em uma cápsula que envolve o paciente da cabeça até a cintura, para ministrar oxigênio sem entubação.

“Nós já tínhamos conhecimento sobre a metodologia e já estamos trabalhando para trazer um grupo para ajudar a identificar ainda mais os benefícios para poder definir os próximos passos. Esse é um trabalho de todo mundo e é fundamental que se trabalhe as diferenças, buscando eficiência e velocidade”, adiantou.

No local, ele conversou sobre estratégias e ações imediatas no combate e tratamento da doença. Além disso,  citou a discussão para implantar um programa de atendimento dedicado aos indígenas no Hospital de Campanha. 

Desde a criação da unidade hospitalar, 113 pacientes vítimas da covid-19 já receberam alta, fazendo uso da Cápsula Vanessa, segundo informou o Executivo Municipal. Atualmente, são 99 leitos, sendo 38 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e mais 61 de semi-intensivas. 

 

(*) Com informações da assessoria da Samel e Prefeitura de Manaus