Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Em Manaus, UBSs são alvo de assaltantes durante a pandemia

Uma UBS localizada no bairro Santa Luzia, zona Norte de Manaus, precisou fechar as portas temporariamente, após ser assaltada por três criminosos armados

Em Manaus, UBSs são alvo de assaltantes durante a pandemia

(Foto: Diuvlgação/ Vereador Carpê Andrade)

Nos últimos meses, com o agravamento da pandemia de covid-19, em Manaus, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sendo mais procuradas pela população, principalmente porque essas unidades são responsáveis por oferecer o atendimento primário, no entanto, essas mesmas UBSs também têm sido alvo de criminosos.

Um desses casos ocorreu em uma UBS localizada no bairro Santa Luzia, zona Norte de Manaus, que precisou fechar as portas na última sexta-feira (5), após sofrer um assalto por três criminosos que estavam armados.

Segundo informações da 2° Companhia Interativa Comunitária (Cicom), os assaltantes ameaçaram todos os que estavam no local e chegaram a agredir os profissionais de saúde. Após o assalto, a UBS fechou as portas e, na entrada, foi colocado um aviso informando que os serviços haviam sido suspensos temporariamente.

Outra unidade de saúde que também foi alvo de criminosos, recentemente, fica localizada na Comunidade Rio Piorini, na zona Norte. Segundo denúncias, assaltantes entraram na UBS N49 e renderam os profissionais e as pessoas que aguardavam atendimento.

Reforço na segurança

Nesta segunda-feira (8), o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) pediu ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que a segurança nas UBSs da capital seja reforçada.

Durante sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Carpê afirmou que vem recebendo diversas denúncias de assaltos nessas unidades. Ele solicitou que sejam adotadas medidas urgentes como a contratação de empresa de segurança privada, um novo concurso público para Polícia Militar e a celeridade no armamento da Guarda Municipal.

O Portal AM1 questionou a Prefeitura de Manaus e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) sobre como está sendo realizada a segurança das unidades de saúde, todavia, até o momento da publicação da matéria, não houve retorno.