
Luiz Inácio Lula da Silva e presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Manaus (AM) – A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), liderada por Gleisi Hoffmann, reconheceu, nesta segunda-feira (29), a vitória de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais da Venezuela do último domingo (28). O reconhecimento vem apesar das alegações de fraude e irregularidades durante o processo eleitoral. Em comunicado oficial, o PT destacou que o pleito foi uma “jornada pacífica, democrática e soberana”.
O processo eleitoral na Venezuela foi cercado de controvérsias desde o início. Apesar de a votação ter sido concluída, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) ainda não apresentou a contagem total dos votos, gerando desconfiança sobre a transparência do processo. A falta de divulgação das atas necessárias para comprovar a lisura das eleições alimentou as suspeitas de irregularidades.
Apesar das críticas, o partido emitiu uma nota destacando a importância de respeitar o resultado das urnas. No comunicado, o PT defendeu que “é importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais”. A declaração sugere que a sigla atribui parte das dificuldades enfrentadas pelo país às sanções impostas por países estrangeiros.
Até o momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também é presidente de honra do partido, não se manifestou publicamente sobre os resultados eleitorais na Venezuela.
LEIA MAIS:
- Dólar tem alívio por Treasuries e Ptax, mas segue atento a fiscal e inflação
- Lula lista feitos do governo e diz que País estava em ‘ruínas’
- Marcelo diz que conversa com Lula sobre Manaus, mas não traz novidades
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.