Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

Em Nova Olinda, 76% não sabe em quem votar para prefeito em 2024

Sem o atual prefeito na disputa no ano que vem, o atual cenário político da cidade está sem nomes definidos para concorrer às eleições.

Em Nova Olinda, 76% não sabe em quem votar para prefeito em 2024

Prefeitura de Nova Olinda do Norte (Foto: Divulgação/ redes sociais)

Nova Olinda do Norte (AM) – Mais de 70 % dos eleitores de Nova Olinda do Norte ainda não têm um nome para votar nas eleições municipais de 2024, apontou pesquisa de intenções de votos. O atual prefeito, Adenilson Reis (MDB), não poderá mais concorrer por ser prefeito reeleito.

O levantamento mostra que, com a saída de Adenilson, 76,5% dos eleitores não souberam indicar um possível nome para disputar o pleito do próximo ano.

Na pesquisa, após indicação de alguns candidatos, mesmo que com uma pequena porcentagem, Noé Barros, vice-prefeito da cidade foi citado por 5,9% das pessoas que foram entrevistas – mostrando que ainda não há um favoritismo no município.

Em segundo lugar, com 1,6%, aparece a Professora Aracy. O vereador Leandro Dávila (Cidadania), com 1,2%, e Maurício Maciel (PSDB), com 0,3%. O cenário político foi analisado na categoria “Espontânea”, onde o entrevistado não recebe nenhuma indicação de possíveis candidatos.

Estimulada

Na modalidade “Estimulada”, onde se aponta possíveis nomes, o vice-prefeito tem 36,4% da preferência, mais que o dobro de Professora Aracy, com 15,2%.

Em seguida aparece Leandro D’Ávila com 9,3%, enquanto Maurício Maciel chega a 7,5%.

Rejeição

A pesquisa feita pela Perspectiva Mercado e Opinião, realizada no dia 13 deste mês, perguntou em quem os eleitores não votariam, Maurício Maciel foi citado com 51,4%.

Leandro Dávila tem 25,2% de rejeição. Professora Aracy (10,8%). Já Noé Barros, tem apenas  10,4% de rejeição.

Aprovação do atual prefeito

O atual Chefe do Executivo municipal, que já está em seu quarto mandato na cidade, tem uma boa avaliação. A pesquisa mostra que 63,4% dos eleitores aprovam a gestão do prefeito.

O município, conforme dados de 2022 do Tribunal Regional do Amazonas (TRE-AM) possui 19.088 mil eleitores.

A amostra ouviu  200 entrevistas. A margem de erro é de 6,9%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%.

LEIA MAIS: