Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Em Parintins, 90% dos eleitores ainda não têm opção para prefeito

Município é o 2º maior colégio eleitoral do Amazonas e recebe muitos políticos para a disputa entre Caprichoso e Garantido.

Em Parintins, 90% dos eleitores ainda não têm opção para prefeito

(Foto: Divulgação/TSE)

Manaus (AM) – Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, quase 90% dos eleitores de Parintins ainda não têm opção para a prefeitura em 2025, foi o que apontou uma pesquisa espontânea, divulgada nessa quarta-feira (28). O atual prefeito, Bi Garcia (UB), não vai disputar o pleito, pois está no seu segundo mandato seguido.

O levantamento da empresa Perspectiva Mercado e Opinião entrevistou 350 pessoas na última terça-feira (27). Na pesquisa espontânea, quando perguntadas em quem pretendem votar para prefeito no ano que vem, 87,8% não souberam responder ou não quiseram apontar nenhum nome.

Somente 2,9% dos ouvidos apontaram o nome de Brena Dianná, outros 2,5% responderam que votariam em Michele Valadares – já o nome de Mateus Assayag foi citado por 1,7% dos eleitores.

Na pesquisa espontânea não é apresentado nenhuma opção de nome ao entrevistado.

Estimulada

Na pesquisa Estimulada, aquela que o entrevistador cita nomes de possíveis candidatos e o eleitor escolhe, o nome de Brena Dianná foi escolhido por 23,4%, Michele Valadares foi selecionado por 19,4% –Mateus Assayag foi apontado por 11,2% dos parintinenses.

Outros três nomes aparecem nesse ranking: Israel Paulain, com 8,8%; Massilon Medeiros, com 6,6%; e Juscelino Manso, com 6,2%. Nessa pesquisa, 12,9% não quiseram responder.

Atual gestão

O atual prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), também foi avaliado pelos entrevistados. 65,9% dos eleitores aprovam a gestão do chefe do Executivo Municipal, enquanto 28,8% desaprovam o trabalho que ele tem feito na cidade, enquanto outros 5,6% não souberam opinar.

Dados

A pesquisa possui margem de erro de 5,2%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem prevista.

A Perspectiva ouviu pessoas com idades entre 16 anos, idade mínima para votar, até 45 anos.

Festival Parintins é o cenário perfeito para alianças políticas

Com 72.964 eleitores, segundo dados divulgados em 2022 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), o município é o segundo maior colégio eleitoral do Amazonas, ficando atrás apenas de Manaus.

No mês de junho, período em que ocorre o Festival de Parintins, a cidade é o principal destino de políticos que visam um mandato eletivo.

Governador, o vice, prefeitos dos municípios, senadores e deputados costumam se encontrar na Ilha Tupinambarana para participar da entrega de obras e promover o marketing político diante do grande público de milhares de turistas que vão à ilha para curtir o festival folclórico.

Este é um ano pré-eleitoral, um ano importante para a movimentar os bastidores da política com as articulações de prefeitos que desejam disputar a reeleição e aqueles que desejam escolher os seus sucessores.

O momento é propício para o governador, Wilson Lima (UB), que está garantido no cargo até 2026, mas espera-se que dispute uma vaga no Senado; e também para o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que disputará a reeleição em 2024 – e também pode figurar como futuro candidato ao governo nas eleições de 2026.

LEIA MAIS: