Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Embarcações passam por fiscalização na orla de Manacapuru

O fluxo de viagens fluviais em Manacapuru é bastante movimentado já que a cidade vai receber visitantes de outros municípios.

Embarcações passam por fiscalização na orla de Manacapuru

(Fotos: Arquivo/Arsepam)

Manaus (AM) – Com intuito de analisar a viabilidade do município em relação ao serviço de transporte hidroviário intermunicipal de passageiros para a expansão dos postos de fiscalização da autarquia, a equipe técnica da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) realizou uma vistoria nas instalações fluviais de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), nesta quinta-feira (31),

Durante a ação, os engenheiros do Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) da Agência Reguladora identificaram mais de 150 embarcações que realizam viagens intermunicipais na Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) e também nos pontos de embarque e desembarque na orla de Manacapuru.

O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, destaca que os dados coletados servirão para subsidiar estudos referente às linhas de navegação, utilizando Manacapuru como um município-polo.

“Observemos que em Manacapuru há um grande fluxo de passageiros e embarcações que atendem outros municípios próximos, se tornando um ponto importante e estratégico para a navegação no Amazonas. O nosso intuito é expandir os pontos de fiscalização da Arsepam, oferecendo mais segurança aos passageiros”, disse.

O gestor acrescenta, ainda, que ao todo, as embarcações realizam viagens para sete municípios do Amazonas: Anamã, Anori, Beruri, Manaquiri, Caapiranga, Codajás e Novo Airão. Atualmente, a cidade possui três modalidades de transporte, sendo o barco motor, lancha rápida e a jato.

Demais postos

A Arsepam conta com três pontos de fiscalização do transporte hidroviário intermunicipal de passageiros, no Porto de Manaus (Rodway) e Manaus Moderna, ambos localizados no Centro de Manaus e também no Porto do Ceasa, na zona sul. As inspeções acontecem diariamente.

O chefe do DETH, Afonso Almeida, ressalta que são realizadas com frequências, inspeções das demais instalações portuárias no Amazonas, espalhadas pelo interior do Estado, verificando a estrutura e as condições de segurança do local para o embarque e desembarque dos passageiros e o planejamento de expansão dos pontos de vistorias da Agência Reguladora.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS:

Abril Azul: Arsepam realiza campanha sobre direitos de autistas no transporte intermunicipal do AM

Em fiscalização, veículos pesados são autuados por irregularidades

Inicia fiscalização em embarcações durante Festival Folclórico de Parintins