Manaus, 29 de junho de 2024
×
Manaus, 29 de junho de 2024

Cidades

Embarque para o Festival de Parintins movimenta Porto de Manaus

O Portal AM1 foi ao Porto conferir o embarque dos torcedores dos bois Caprichoso e Garantido rumo à Ilha da Magia.

Embarque para o Festival de Parintins movimenta Porto de Manaus

(Foto: Celso Maia/ Portal AM1)

Manaus (AM) – O 57º Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores eventos a céu aberto da Região Norte do Brasil, acontece neste fim de semana, com isso, o movimento no Porto de Manaus vive o maior frenesi com o embarque dos torcedores bovinos, que aguardam a performance dos bumbás Caprichoso e Garantido.

A equipe do Portal AM1 acompanhou, nesta terça-feira (25), a animação dos apaixonados que deixam tudo para trás e partem rumo à Ilha Tupinambarana para participar do festival.

Os torcedores do Garantido estão especialmente otimistas este ano, como evidenciado por Terezinha, frequentadora assídua do evento há uma década.

Foto: Celso Maia/ Portal AM1)

 

“Garantido vai trazer o 33º título. Cada ano é uma magia, cada ano mais bonito. Apesar de não termos ganhado no ano passado, foi uma festa espetacular. Este ano, a vitória é nossa!”, disse Terezinha com entusiasmo.

 

Enquanto isso, os adeptos do Boi Caprichoso, bicampeão, também não escondem a expectativa pelo tricampeonato.

Amarildo Silva, frequentador fiel do festival há 38 anos, está bem confiante.

(Foto: Celso Maia/ Portal AM1)

 

“Estou indo mais uma vez para Parintins, tenho certeza que meu boi será campeão. Só não pude ir no ano passado por decorrência da pandemia, mas espero estar lá ano que vem novamente.”, disse Amarildo.

Além do impacto cultural e emocional, o festival é um grande impulsionador econômico para a região. Segundo o Governo do Estado, o evento deve gerar 2,4 mil empregos diretos e 24 mil indiretos, com atividades que vão desde obras até serviços de limpeza.

Os bois Caprichoso e Garantido, juntos, são responsáveis por cerca de 5 mil empregos diretos. A expectativa de público na ilha é de aproximadamente 120 mil visitantes, e a movimentação econômica local deve ultrapassar os R$ 150 milhões, superando os números de 2023.

Com o entusiasmo e a preparação em alta, os torcedores embarcam para Parintins não apenas em busca de prestigiar o espetáculo folclórico, mas também celebrar a cultura popular e fomentar a economia local, num evento que promete ser mais uma edição memorável.

 

LEIA MAIS: