Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Economia

Fábrica chinesa vai produzir baterias e celulares em Manaus

Dirigentes da empresa estiveram reunidos com o superintendente da Suframa e aguardam aprovação do CAS para começar a operar na Zona Franca de Manaus.

Fábrica chinesa vai produzir baterias e celulares em Manaus

Executivos da multinacional chinesa se reuniram com dirigentes da Suframa nesta semana (Foto: Divulgação)

A multinacional chinesa BYD, uma das mais importantes fabricantes de baterias e veículos elétricos do mundo, planeja instalar uma filial no Polo Industrial de Manaus (PIM) para produzir baterias e telefones celulares.

Executivos da fábrica estiveram reunidos com o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes na sexta-feira (12), onde expuseram o projeto e adiantaram que irão apresentar à proposta na reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), prevista para acontecer no dia 25 deste mês.

O diretor-presidente da BYD na China, Johnny Jiang, informou que a empresa já possui uma área em Manaus e o projeto faz parte da expansão da fábrica no Brasil, que já possui uma unidade em Campinas, em São Paulo, onde são produzidos ônibus elétricos e módulos fotovoltaicos.

Também estiveram na reunião o presidente da BYD no Brasil, Tyler Lee, a assessoria técnica da empresa, além do superintendente-adjunto de Projetos da Suframa, Gustavo Igrejas.

O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, declarou que todo investimento é importante para fortalecer o Polo Industrial de Manaus, gerando emprego e renda, e a empresa é uma grande componentista que poderá também agregar na cadeia produtiva dos fabricantes de bem final do PIM.

A BYD está presente em cinco continentes e mais de 50 países, sendo a maior fabricante de veículos elétricos no mundo e a segunda maior fornecedora mundial de componentes para celulares, tablets e laptops.