
Encontro de prefeitos com o deputado federal Silas Câmara- Foto: (Reprodução/Redes sociais Valcileia Maciel)
Brasília (DF) – Nesta terça-feira (11), a capital federal receberá prefeitos de todas as partes do Brasil. Do Amazonas, 51 confirmaram presença no Encontro Nacional de prefeitos e prefeitas.
Segundo o presidente da Associação Amazonense de Municípios, Anderson Silva, parte da comitiva desembarca ainda nessa segunda-feira (10), em Brasília.
O encontro acontecerá entre os dias 11 e 13 de fevereiro, onde os convidados devem participar de mais de 100 conferências e 60 oficinas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve participar da abertura do evento, fazendo um balanço do diálogo com prefeitos e governadores, além de anunciar novas políticas do governo.
A iniciativa deve reunir mais de cinco mil gestores responsáveis pelos municípios até 2028. Além dos prefeitos, devem participar:
- Vereadores (as);
- Secretários (as);
- Técnicos(as); e
- Gestores (as).
O prefeito Denis Linder, de Atalaia do Norte, vai participar do encontro e afirmou ao Portal AM1 que o momento é marcado por uma oportunidade de criar laços e buscar conhecimento para levar ao município.
“Acredito que é uma oportunidade importante de aprender e conhecer ferramentas, para melhorar a qualidade de vida do nosso povo,” destacou Linder.
Entre as oficinas que devem acontecer nesta terça-feira (11) estão: PAC Minha Casa, Minha Vida, governança pública e violência política contra mulher.
Veja quais são os prefeitos que participarão do evento na Capital federal:

Prefeitos confirmados para o encontro do governo federal – Foto: AAM
Após o encontro, os prefeitos, assessores, vereadores e autoridades devem participar de um jantar promovido pela bancada federal do Amazonas.
O envirense, Ivon Rates compõe a lista, mas não deve participar deste evento, para ele, a movimentação representa uma junção das ações promovidas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) no último ano, ao governo federal.
“O governo federal entrou mais diretamente porque a CNM ela não é antagônica, mas cobra com muita veemência, (…) e a Associação Brasileira de Municípios é mais amena com o governo, (…) são muitas coisas que já foram faladas da primeira vez que estivemos lá (no encontro dos prefeitos em Brasília).”
O prefeito também destacou que o município realiza um mutirão de cuidados com a saúde da mulher, de acordo com o gestor, mais de 100 mulheres estão com preventivo alterado.
“Foi um esforço de trazer equipe de Manaus, (…) nós tínhamos aqui mais de 100 mulheres com preventivos alterados em função de contaminação por HPV que é o que em regra pode gerar câncer no colo ulterino,” disse Rates.
LEIA MAIS
- Prefeitos de todo o país se reúnem a partir desta terça em Brasília
- Vamos baixar o custo de vida, afirma Lula
- Em Brasília, prefeitos eleitos buscam apoio da bancada federal amazonense
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.