Brasília (DF) – Na capital federal, mais de 30 prefeitos eleitos pelos amazonenses prestigiaram o Seminário de Novos Gestores realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
A iniciativa busca instruir os novos chefes dos executivos municipais durante o início de suas gestões.
Entre as palestras do cronograma, está a condução das prefeituras, atualizações no sistema tributário, orientações jurídicas para o início de mandato e inteligência artificial na política.
A agenda dos novos prefeitos amazonenses foi apertada. Durante a viagem, eles visitaram deputados federais como, Átila Lins (PSD), Sidney Leite (PSD), Silas Câmara (Republicanos) e Fausto Júnior (União Brasil).
O grupo também se reuniu no Ministério da Saúde com parlamentares federais e o secretário executivo da Pasta, Marroni dos Santos, para discutir auxílios neste período em que o estado decretou emergência por conta da forte estiagem.
Segundo o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e atual prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (União Brasil), o presidente Lula (PT) firmou um compromisso de enviar ao estado R$ 100 milhões por meio do Financiamento da Média e Alta Complexidade (MAC) para ajudar no combate à seca.
Cerca de 22 cidades já receberam o recurso, outras 19 estão no processo de habilitação para ser eletiva à verba federal.
“Temos certeza que iremos conseguir resultados positivos para poder fazer a política pública que tanto o nosso caboclo está na esperança.”
No Ministério da Educação, com o ministro Camilo Santana, o grupo discutiu a repactuação de obras inacabadas, novas iniciativas do governo federal para os municípios, em especial as escolas em tempo integral.
O prefeito de Envira, Ivon Rates (PSD), participou da reunião com Santana e pontuou a necessidade da reabilitação de duas creches no município por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo Rates, a região tem uma educação precária, onde os alunos não conseguem estudar.
“Precisamos da retomada do ensino, com o processo de aprendizagem efetivo, nós temos uma educação abandonada, os alunos da zona rural, na soma dos quatro anos, tiveram 30 dias de aulas somados,” destacou Rates.
Veja como foi o encontro dos prefeitos em Brasília:
LEIA MAIS:
- Após eleições, Wilson Lima se reúne com prefeitos eleitos em 2024
- Pauderney Avelino sai da Câmara dos Deputados à francesa
- Em desvantagem, Braga reúne prefeitos eleitos para fortalecer sua base eleitoral
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.