Brasília (DF) – Depois que o deputado federal Fausto Jr. (UB) deixou a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanização do Amazonas (Sedurb) na semana passada, o seu suplente, Pauderneuy Avelino (UB), também deixou a cadeira da Câmara dos Deputados “à francesa”.
De acordo com apuração do Portal AM1, nesta terça-feira (5), Pauderney não emitiu sequer um comunicado informando que estava saindo da Câmara federal já que o dono legítimo da cadeira, Fausto Jr. retornava à Casa legislativa.
Segundo o regimento da Câmara dos Deputados, é o deputado titular quem deve informar formalmente à Mesa Diretora sua intenção de reassumir o mandato. Após a comunicação, a Mesa Diretora oficializa o retorno do titular e dispensa o suplente.
Assim, a decisão é registrada em ata e publicada no Diário Oficial da Câmara dos Deputados. O suplente é automaticamente desligado ao final do período de convocação, sem necessidade de comunicação adicional.
Na última sexta-feira (1°), Fausto e Pauderney estavam juntos em uma reunião com a bancada do União Brasil em Brasília. Segundo a publicação do filho de Yara Lins, presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), na ocasião, foi discutida a sucessão da presidência da Câmara federal.
Entretanto, em nenhum momento Fausto Jr. se manifestou acerca do seu retorno à Câmara ou sobre a saída de Pauderney, bem como o seu suplente, que sumiu dos corredores da Casa com a volta do titular.
No Diário Oficial da Câmara dos Deputados, a reportagem identificou que, no dia 31 de outubro, houve mudanças de assessores parlamentares de Pauderney no gabinete de Fausto. Até o momento, a mudança de titularidade na cadeira ainda não foi publicada oficialmente.
Dança das cadeiras
Em 2023, Pauderney e Wilson Lima travaram uma disputa pela presidência da União Brasil no Amazonas. Nos bastidores, comenta-se que Wilson pode ter feito um acordo com Pauderney para “pacificar” a relação, oferecendo a cadeira de Fausto em Brasília como “presente” para selar a paz.
Assim, Fausto Jr. assumiu a Sedurb e Pauderney voltou à Câmara federal, onde permaneceu por quase dez meses.
LEIA MAIS:
- Com Fausto em Brasília, Pauderney some dos corredores da Câmara
- Fausto Jr. deixa o comando da Sedurb e voltará a Brasília para terminar mandato
- Em Brasília, Pauderney recebe o ultimato para devolver cadeira de Fausto Jr.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.