Manaus, 14 de dezembro de 2024
×
Manaus, 14 de dezembro de 2024

Cenário

Pauderney Avelino sai da Câmara dos Deputados ‘à francesa’

Até o momento, a mudança de titularidade na cadeira de Fausto Jr. ainda não foi publicada oficialmente.

Pauderney Avelino sai da Câmara dos Deputados ‘à francesa’

(Foto: Nilson Bastian/Câmara dos Deputados)

Brasília (DF) – Depois que o deputado federal Fausto Jr. (UB) deixou a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanização do Amazonas (Sedurb) na semana passada, o seu suplente, Pauderneuy Avelino (UB), também deixou a cadeira da Câmara dos Deputados “à francesa”.

De acordo com apuração do Portal AM1, nesta terça-feira (5), Pauderney não emitiu sequer um comunicado informando que estava saindo da Câmara federal já que o dono legítimo da cadeira, Fausto Jr. retornava à Casa legislativa.

Segundo o regimento da Câmara dos Deputados, é o deputado titular quem deve informar formalmente à Mesa Diretora sua intenção de reassumir o mandato. Após a comunicação, a Mesa Diretora oficializa o retorno do titular e dispensa o suplente.

Assim, a decisão é registrada em ata e publicada no Diário Oficial da Câmara dos Deputados. O suplente é automaticamente desligado ao final do período de convocação, sem necessidade de comunicação adicional.

Na última sexta-feira (1°), Fausto e Pauderney estavam juntos em uma reunião com a bancada do União Brasil em Brasília. Segundo a publicação do filho de Yara Lins, presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), na ocasião, foi discutida a sucessão da presidência da Câmara federal.

Entretanto, em nenhum momento Fausto Jr. se manifestou acerca do seu retorno à Câmara ou sobre a saída de Pauderney, bem como o seu suplente, que sumiu dos corredores da Casa com a volta do titular.

No Diário Oficial da Câmara dos Deputados, a reportagem identificou que, no dia 31 de outubro, houve mudanças de assessores parlamentares de Pauderney no gabinete de Fausto. Até o momento, a mudança de titularidade na cadeira ainda não foi publicada oficialmente.

(Foto: Divulgação/Diário Oficial da Câmara dos Deputados)

Dança das cadeiras

Em 2023, Pauderney e Wilson Lima travaram uma disputa pela presidência da União Brasil no Amazonas. Nos bastidores, comenta-se que Wilson pode ter feito um acordo com Pauderney para “pacificar” a relação, oferecendo a cadeira de Fausto em Brasília como “presente” para selar a paz.

Assim, Fausto Jr. assumiu a Sedurb e Pauderney voltou à Câmara federal, onde permaneceu por quase dez meses.

Agora, o futuro político de Pauderney está certo. No entanto, ele pode estar de olho em uma nova candidatura para disputar uma das oito vagas na Câmara em 2026, durante as Eleições Gerais.

 

LEIA MAIS: