Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Enem é suspenso em Boca do Acre por causa das cheias

O município se encontra em estado de emergência desde o último dia 20, por causa das cheias dos rios Acre e Purus; cerca de 1,8 mil famílias já foram afetadas

Enem é suspenso em Boca do Acre por causa das cheias

(Foto: Divulgação/MP-AM)

O prefeito de Boca do Acre, Zeca Cruz, suspendeu nessa segunda-feira (22), a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no município, que se encontra em estado de emergência desde o último dia 20, por conta das cheias dos rios Acre e Purus.

O decreto 141/2021 suspende – por tempo indeterminado – a aplicação das provas “a depender de novo Decreto, após o reestabelecimento das condições normais da cidade”. A medida considera que 7 dos 8 bairros da cidade já foram atingidos pela cheia e 80% das ruas estão intrafegáveis.

Segundo o decreto, as escola estaduais Antônio José Bernardo e Barão de Boca do Acre, onde seria aplicado o Enem, foram atingidas pela cheia e não possuem condições de receber os candidatos. Além disso, a determinação considera que os candidatos não receberam suporte do Inep.

Leia também: Além da covid-19, Boca do Acre enfrenta cheias dos rios Acre e Purus

“o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não oferece outra logística de realocação dos alunos para outras dependências para assim terem o direito de realizarem o certame”, diz o decreto.

A enchente em Boca do Acre já atinge mais de 1,8 mil famílias e a situação está sendo acompanhada pelo Ministério Público do Estado (MP-AM). Mirian Figueiredo Silveira, titular da Promotoria de Boca do Acre, também enfatizou que não há nenhuma condição para a realização do exame na cidade.

“É impossível fazer as provas do Enem hoje e amanhã no município e, também, o acesso dos alunos está praticamente impossível, a cidade hoje está praticamente toda alagada”, disse.