Manaus, 4 de maio de 2024
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Entenda o tamanho da crise após navio encalhar no Canal de Suez

Entenda o tamanho da crise após navio encalhar no Canal de Suez

Na terça-feira (23), um navio de grande porte encalhou no Canal de Suez, que fica localizado no Egito. Conhecido como Ever Given, o navio é um dos maiores porta-contêineres do mundo, com 400 metros de cumprimento e pesando 219 mil toneladas. Construído em 2018, o navio pode carregar até 20 mil contêineres, mas no momento do acidente, estava apenas com 18 mil. A empresa responsável pelo navio é a  Evergreen Marine.

O Ever Given encalhou e isso tem afetado a economia de forma grotesca, pois o Canal  de Suez é um dos principais meios de transporte de cargas, além disso essa situação afeta de forma significativa a inúmeros negócios e até mesmo a economias nacionais de diversos países.

Cerca de 12% do comércio global, aproximadamente 1 milhão de barris de petróleo e em torno de 8% do gás natural liquefeito passam pelo canal todos os dias. Antes da pandemia, o comércio pelo Canal de Suez contribuía com 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Egito, de acordo com a agência Moody’s.

No momento do acidente, foi especulado que o navio havia encalhado devido a forte ventania pelo qual passou durante a trajetória, mas segundo informações dadas a repórteres locais por uma Autoridade do Canal de Suez (ACS), essa não foi a única razão, o caso está sendo investigado.

Com a situação, muitos navios tiveram que suas rotas afetadas, cerca de 369 embarcações foram afetadas com a situação. Alguns navios optaram por mudar a rota, entretanto, isso a essa mudança faz com que sejam adicionados mais 6 dias de viagem.

Para tentar solucionar o problema, no domingo foram enviados 14 rebocadores para tentar desencalhar o Ever Given no último fim de semana, entretanto, mesmo com a maré alta, eles conseguiram mover a embarcação em 30 graus, da esquerda para a direita.

Na manhã de segunda-feira, após vários relatos de que o navio havia voltado a flutuar parcialmente, a ACS emitiu um comunicado dizendo que o Ever Given havia sido “refloteado com sucesso”.

O ACS informou que as manobras continuariam para permitir “a restauração total da direção da embarcação para que fique posicionada no meio da hidrovia navegável”. Então, depois de algumas horas, o Ever Given foi finalmente liberado por completo.

Toda essa situação gerou um custo enorme, segundo o presidente da ACS, Osama Rabie, o prejuízo era de US$ 14 milhões a US$ 15 milhões (R$ 80 milhões a 86 milhões) por dia de bloqueio.

Por sua vez, dados da Lloyd’s List indicam que o navio encalhado estava segurando cerca de US$ 9,6 bilhões em comércio ao longo da hidrovia a cada dia. Isso equivale a US$ 400 milhões e 3,3 milhões de toneladas de carga por hora, ou US$ 6,7 milhões por minuto.

A seguradora alemã Allianz disse que o bloqueio poderia custar ao comércio global entre US$ 6 bilhões a US$ 10 bilhões por semana e reduzir o crescimento anual do comércio em 0,2 a 0,4 pontos percentuais.

Com informações BBC