Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cenário

Entre altos e baixos, David Almeida completa 100 dias no comando de Manaus

David Almeida também anunciou a realização de 16 grandes obras de infraestrutura na cidade de Manaus

Entre altos e baixos, David Almeida completa 100 dias no comando de Manaus

Foto: Reprodução

O prefeito David Almeida (Avante) realizou uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (12), para fazer um balanço dos 100 dias à frente da Prefeitura de Manaus. Durante pronunciamento, o prefeito anunciou o planejamento de 16 obras de infraestrutura na capital e disse estar satisfeito com os resultados. Mas, nem tudo são flores…

Apesar de polêmicas envolvendo ‘fura-filas’ na vacinação contra a Covid-19 ou a nomeação de parlamentares que foram derrotados nas urnas, durante pronunciamento, David Almeida ressaltou os avanços nas obras de infraestrutura da capital, enxugamento de gastos e aumento na cobertura vacinal.

O prefeito ressaltou o avanço na vacinação contra o coronavírus, anunciando que a imunização de pessoas de 18 a 29 anos, com doenças preexistentes, começou no último sábado em Manaus.

Leia mais: David Almeida afirma que Manaus é a primeira cidade do Brasil a vacinar pessoas com 18 anos

“Somos a única capital do Brasil que já abriu a vacinação em pessoas com 18 a 59 anos com as três comorbidades ditas pelo Ministério da Saúde e, a partir de hoje (12/04), já estamos vacinando este grupo abrangendo todas as comorbidades”, disse.

Em contrapartida, ainda no mês de janeiro, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado), do MPAM (Ministério Público do Amazonas), pediu a prisão preventiva do prefeito e da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Na ocasião, o prefeito foi investigado pelo órgão por conta dos ‘fura-filas’, ou seja, pessoas que, supostamente, estariam sendo vacinadas contra a Covid-19 fora do grupo de risco prioritário.

Entre os nomes apontados pelo Ministério Público, constavam as médicas gêmeas Isabelle e Gabrielle Kirk Maddy Lins, filhas de dono de hospitais e universidades particulares da capital.

Leia Mais: David Almeida quer empréstimo de R$ 470 milhões para cinco obras viárias em Manaus

A Justiça do Amazonas não acatou o pedido de prisão do Ministério Público. Como desfecho, somente após receberam as duas doses da vacina Coronavac, as médicas foram exoneradas da prefeitura.

Outra medida que o prefeito David Almeida tomou e não foi bem aceita por grande parte da população manauara, no primeiro mês de mandato, foi a nomeação dos ex-vereadores Elias Emanuel (PSDB), Reizo Castelo Branco (PTB) e Carlos Portta (PSB).

A repercussão negativa das nomeações fez com que David anunciasse a exoneração dos ex-parlamentares.

Elias Emanuel havia sido anunciando como diretor do Departamento de Grandes Eventos; Reizo Castelo Branco ganhou o cargo de diretor de Departamento de Difusão Cultural e Carlos Portta (nome artístico de Carlos Renê de Souza Fernandes) tinha sido nomeado gerente do Café Teatro.

Infraestrutura

Durante pronunciamento, David Almeida anunciou a realização de 16 grandes obras de infraestrutura na cidade de Manaus, entre elas, a construção de uma passagem de nível na Avenida Pedro Teixeira, nas proximidades da Arena da Amazônia, zona Centro-sul de Manaus.

Além disso, no primeiro dia como prefeito, David interditou o complexo viário Professora Isabel Victória, na avenida Max Teixeira, em frente à entrada do conjunto Manoa, na zona Norte.

O complexo viário, orçado em R$ 47 milhões e inaugurado pelo então prefeito Arthur Neto (PSDB), apresentou várias irregularidades segundo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM). Em março deste ano, as obras foram retomadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf).

O prefeito, agora, promete continuar olhando para frente e avançando nos desafios; jornada está apenas começando.