Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cultura

Episódios on-line com teatro de objetos retratam lendas e mitos amazônicos

Ao todo, quatro episódios com duração de até 15 minutos vão compor o espetáculo 'Contação de Histórias': Lendas e Mitos Amazônicos

Episódios on-line com teatro de objetos retratam lendas e mitos amazônicos

Foto: Divulgação

O imaginário amazônico ganha “vida” nesta terça-feira (23), às 19h, com a estreia do projeto “Contação de História: Lendas e Mitos Amazônicos”. Em cena, a atriz Ariane Feitoza se apropria do teatro de objetos para apresentar quatros histórias, de forma divertida e lúdica.

Todo o conteúdo é digital e estará disponível na página do YouTube da atriz, pelo link http://bit.ly/contacaodehistoriasam. Ao todo, quatro episódios com duração de até 15 minutos irão compor o “Contação de História: Lendas e Mitos Amazônicos”.

O primeiro episódio traz a “A Árvore de Todos os Frutos”, história indígena da região de Roraima que conta o surgimento do Monte Roraima e trata da sua importância para toda região Norte. O segundo retrata “Juca e a Serpente do Rio”, que conta a história de caboclo amazônida que realiza três desejos ao encontrar uma serpente que vive no fundo do rio Amazonas.

Leia mais ‘Kit Agricultura Familiar’ beneficia pequenos produtores em Manacapuru

Os episódios continuam com a exibição de “A Lenda do Uirapuru”, um pássaro especial com poderes mágicos para realizar um desejo especial de quem consegue encontrá-lo; e “A Lenda da Iara”, a sereia que foi aprisionada no fundo do rio e que até hoje protege pescadores.

O projeto “Contação de História: Lendas e Mitos Amazônicos” foi contemplado pelo edital Programa Cultura Criativa 2020, Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).

O público alvo são crianças e adolescentes, principalmente, alunos da rede pública municipal e estadual de ensino. Todos os capítulos serão traduzidos em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e contarão com audiodescrição, promovendo a inclusão e eliminando barreiras de acesso ao projeto na íntegra.

 

(*) Com informações assessoria