Manaus, 28 de março de 2024
×
Manaus, 28 de março de 2024

Esportes

Escola de Futebol do Zico chega a Manaus

Com o objetivo de buscar novos talentos do futebol, Manaus agora vai contar com a metodologia de ensino de Zico

Escola de Futebol do Zico chega a Manaus

Foto: Divulgação

MANAUS, AM – Manaus agora vai contar com a metodologia de ensino do Galinho. Na noite de segunda-feira (19), foi anunciado que a capital amazonense passa a ser uma das sedes da Escola de Futebol Zico 10. Com o objetivo de buscar novos talentos, Manaus ganha uma nova escola de futebol através da parceria firmada com o empresário Marcos Pinheiro, que esteve no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, para assinar o contrato.

A escola esportista tem como objetivo desenvolver atividades esportivas e educacionais baseadas na prática esportiva do futebol e didática para vida, voltadas para crianças e adolescentes. O objetivo da parceria é proporcionar às crianças a prática de esportes, em especial o futebol de boa qualidade, com profissionais capacitados e formados em sua determinada área, que permita à elas a chance de aprenderem os fundamentos do futebol.

O esporte dignifica as crianças, ensinando-as a evitarem bebidas, algazarras e drogas, mantendo assim uma vida saudável. O futebol é um esporte que ensina as crianças a trabalharem em grupo. Assim se adaptam melhor à sociedade, melhorando seu rendimento escolar e a convivência familiar. O futebol transporta as crianças da realidade para um sonho.

Leia mais: Saiba quais jogadores do Brasil poderão ficar de fora da Copa do Mundo

Atualmente existem milhares de jovens participando das Escolas Zico 10 no Brasil. O presente projeto propõe ao “Futuro Parceiro” a melhoria e potencialização do trabalho através do esporte.

Apesar dos esforços contínuos em minimizar as desigualdades sociais, os problemas que atingem a população de adolescentes e jovens no Brasil têm sido alvo de preocupações. Principalmente em algumas comunidades, nas quais as condições de vida ainda não foram alteradas, os níveis de desempenho e continuidade escolar e de expectativas destes segmentos é muito baixo, contribuindo assim para a entrada desta juventude em redes de marginalização social que, por sua vez, tem reflexos negativos tanto nos processos de auto realização desses jovens, como no de seus ambientes de perspectivas.

Assim sendo, se faz necessário ajustes urgentes na assistência aos jovens, principalmente quanto ao processo de qualificação imprescindível para seu efetivo exercício da cidadania e inserção em formas de conquista de nova identidade social e reformulação de perspectivas.

Temos convicção de que o esporte, em particular o futebol, é uma das ferramentas mais eficazes para educar e socializar esses jovens em questão. Realidade Como em outras grandes regiões metropolitanas do Brasil, problemas como desemprego, violência juvenil, alto consumo de drogas e de bebidas alcoólicas são uma triste e preocupante realidade.

Vale ressaltar que, segundo dados do IBGE, 25% da população do Brasil, que corresponde aproximadamente a sessenta e seis milhões, são crianças e adolescentes na faixa de 5 a 17 anos, que, em sua grande maioria, moram em situações difíceis, e, lamentavelmente, contam com raríssimas oportunidades de lazer, esporte e cultura; tais ausências resultam em sérios problemas sociais, principalmente os relacionados ao uso de drogas e violência juvenil.

Leia mais: Flamengo enfrenta o Vélez em estreia na Libertadores

Esses jovens e crianças das cidades, portanto, sofrem com a mesma falta de perspectivas de futuro, de emprego, sem motivação para o estudo. Com isso, como muitos só concluem o ensino fundamental e o mercado hoje exige profissionais qualificados, estas crianças e adolescentes ficam a mercê dos traficantes e da prostituição e acabam se tornando delinquentes.

O projeto busca facilitar e potencializar as oportunidades de desenvolvimento no Brasil por meio do futebol, possuindo como carros-chefe a inclusão social e a implementação de políticas afirmativas. Visando formar jovens melhor preparados para a sociedade, as ações do programa envolvem educação, saúde e bem-estar. Esta é sem dúvida uma atuação social de sucesso. Temos como princípio, a inclusão social. A única exigência é que as crianças estejam devidamente matriculadas e frequentando o ensino formal.

A Escola Zico 10

A Escola Zico 10 é uma iniciativa de Arthur Antunes Coimbra, o Zico, com a intenção de fazer renascer o espírito esportivo nas comunidades em que atuará e tendo como público alvo crianças e jovens de baixa renda e suas famílias. Atendemos crianças e adolescentes, em cada núcleo, e ajudamos a desenvolver hábitos de ocupação salutar dos seus tempos livres, inicialmente através da prática do futebol.

Atuando na área esportiva há mais de 20 anos, visando, além do desenvolvimento aprendizado da modalidade esportiva, a promoção da saúde, os trabalhos de condicionamento físico, a adequação de hábitos e condutas que levem à uma vida não sedentária, ao entendimento do esporte como um fator também cultural e ao estímulo dos sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade, com orientação de profissionais qualificados.

Utilizar o futebol como instrumento de ação social e educacional já faz parte das ações desenvolvidas pelo Zico há muitos anos. O que se pretende agora é oferecer atendimento ampliado à sociedade, proporcionando o acesso a atividades esportivas de qualidade a um número de jovens.

Leia mais: Presidente da Uefa reafirma que clubes dissidentes serão banidos