Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta sexta-feira (30), o programa “Escola de Transporte Inclusivo”, voltado à capacitação de motoristas e cobradores do transporte coletivo. A primeira aula foi realizada no auditório do Parque Municipal do Idoso e reuniu mais de 70 operadores, além de representantes de órgãos ligados às políticas para idosos e pessoas com deficiência.
A proposta é qualificar profissionais que atuam diretamente no atendimento aos passageiros, com foco no atendimento a idosos, pessoas com deficiência (PcDs) e pessoas com doenças ocultas.
O programa prevê formação contínua e inclui atividades práticas. Entre elas está a chamada “aula de vivência”, em que os participantes passam por simulações para experimentar dificuldades enfrentadas por usuários com limitações físicas ou de mobilidade no uso do transporte público.
Apoio
Segundo o IMMU, o treinamento conta com apoio de servidores do órgão e de instrutores do Sest Senat. A Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas também participa da iniciativa.
Motoristas que participaram da primeira turma apontaram que o curso pode contribuir para melhorar a forma de abordagem e o cuidado com passageiros que demandam atenção diferenciada.
A escola deve atender novas turmas de profissionais do sistema de transporte coletivo ao longo do ano.