Manaus (AM) – O Agendão Cultural deste fim de semana (06 a 08/09) está repleto de eventos que aguardam pelo público nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo.
A agenda inclui apresentações inéditas no majestoso Teatro Amazonas, rodas de capoeira, oficinas e palestras voltadas para a saúde mental. E para encerrar o domingo, será apresentado um musical que faz imersão na história original roteirizada a partir das canções que compõem o repertório do cantor Raul Seixas.
Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas se prepara para receber, nesta sexta e no sábado (06 e 07/09), às 20h, a estreia do novo espetáculo “Urutau”, encenado pelo Corpo de Dança do Amazonas (CDA). A apresentação conta com coreografia da artista Andressa Miyazato, e a expectativa é alta.
“Urutau” é a mais recente criação da renomada coreógrafa Andressa Miyazato, inspirada pelo pássaro de mesmo nome, conhecido por sua habilidade de camuflagem e simbolismo profundo na cultura Tupi, onde é conhecido como ave fantasma.
Os ingressos com classificação livre estão à venda na bilheteria do teatro e no site. O preço para plateia e frisas é de R$10, enquanto os demais lugares têm entrada gratuita.
Atividades da Lei Paulo Gustavo
Nesta sexta-feira a sábado (06 a 08/09), acontece o evento “Conexão do Berimbau: Encontro Intermunicipal do Amazonas”, organizado pela Escola de Capoeira Educando com Ginga e coordenado pela monitora Dendê. O evento reunirá capoeiristas da capital e de diversos municípios do estado.
A abertura aconteceu na quinta-feira (05/09), no Largo de São Sebastião, e contou com a recepção dos representantes dos municípios. O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com entrada gratuita.
Nesta sexta-feira (06/09), a programação inclui uma roda de conversa às 8h, seguida por uma oficina de capoeira regional com a contramestra Peteca às 10h. Às 14h, a psicóloga Janice Vieira dará uma palestra sobre “O que saber sobre alunos neurotípicos”.
A tarde contará ainda com uma oficina de musicalidade ministrada pelo mestre Espiga, ambas acontecem na Academia Black River, situada no bairro Aparecida.
No sábado (07/09), as atividades começam às 9h com uma oficina de capoeira Angola, conduzida pelo contramestre da Senzala. Às 15h, haverá uma oficina de capoeira contemporânea com o mestre Michell, de Boa Vista/RR, as atividades também ocorrem na Academia Black River, Aparecida.
O evento será encerrado no domingo (08/09), às 9h, com a Roda da Frente Unida da Capoeira Tradicional do Amazonas, que acontecerá atrás da Igreja da Matriz, no centro de Manaus.
Roda de capoeira
No domingo (08/09), às 9h, acontece a primeira atividade de setembro da “Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro”, tradicional encontro de capoeiristas como meio de preservação, resistência e salvaguarda da Capoeira do Amazonas.
O evento irá contar com uma palestra sobre a importância da prevenção ao suicídio e o papel da capoeira como um recurso terapêutico no combate à depressão.
A palestra terá a participação dos psicólogos capoeiristas Contramestre Senzala (Frente Unida) e Roberta (Escola de Capoeira Educando com Ginga). O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A segunda atividade da Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro no mês de setembro está programada para o dia 22 de setembro, e contará com a presença do Contramestre Tango Montanha, da Escola de Capoeira Matumbé. Ele irá contar sua trajetória e discutir sobre a Capoeira na década de 90. Ambas atividades ocorrem na calçada da Igreja da Matriz, próximo ao relógio.
O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com entrada gratuita.
Domingo
No domingo (08/09), às 19h, o palco do Teatro Amazonas recebe o espetáculo “Além da música Instituto Luar X Metamorfose Ambulante”, realizado pelo grupo Além da Música. Trata-se de uma história original roteirizada a partir das canções que fazem parte do repertório do cantor Raul Seixas.
Polêmico, debochado e imitado por todos os cantos do país, Raul Seixas é o ponto de partida para a internação do herói da história, num sanatório, mais precisamente o Instituto Luar (Raul lido de trás para frente). A saga do jovem para conseguir entender por que, de uma hora para a outra, todas as pessoas que vê, têm o rosto do artista.
Com classificação livre, os ingressos com estão à venda na bilheteria do teatro e no site www.shopingressos.com.br
A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).
(*) Com informações da assessoria
LEIA MAIS:
- Agendão Cultural está repleto de eventos nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas
- Agendão Cultural está recheado de atrações para este fim de semana
- ‘Agendão Cultural’ agita feriado e final de semana em Manaus
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.