Manaus, 16 de abril de 2024
×
Manaus, 16 de abril de 2024

Esportes

Após três anos, irmãs campeãs do Amazonas voltam a competir

As "Irmãs Superação", nome carinhosamente dado pelo pai e treinador, estavam focadas nos estudos e em 2019, as atletas prometem muito títulos

Após três anos, irmãs campeãs do Amazonas voltam a competir

Diamante (à esquerda), Gilson (centro), Beatriz (à direita) (Carlos Bolivar/Amazonas1)

Após três anos sem participar de torneios, as manauaras Diamante Bruna, de 18 anos, e Beatriz Catarina, de 20 anos, voltaram aos tatames para participarem de uma das maiores competições regionais de Jiu-Jitsu do Amazonas, o Jungle Cup BJJ PRO. O evento aconteceu no último sábado, 6, no ginásio do SESI, na Zona Leste de Manaus.

Apesar de não ter o resultado esperado, Beatriz (faixa azul, quarto grau) vê com bons olhos o seu futuro no esporte e agradeceu a conquista da irmã, que foi campeã na categoria Absoluto Adulto Feminino, faixa roxa. A meta das lutadoras é, até o final de 2019, ganharem cada vez mais experiências participando de todas as competições realizadas pela Federação Amazonense de Jiu-Jitsu Profissional (FAJJPRO), defendendo sua academia, a GFTeam Norte Fight, cujo lema é: “Sou quem sou, porque somos todos nós”. 

“Nós estamos voltando às competições e queremos conquistar títulos. Estamos treinando bastante para que possamos representar o Amazonas futuramente. Nosso pai nos trouxe para a esse esporte e simplesmente nos apaixonamos. A nossa família está ligada ao Jiu-Jitsu”, destacou Beatriz que enfatizou o apoio que ela e a irmã sempre recebeu do pai e treinador Gilson Apurinã (faixa preta/segundo grau).

(Carlos Bolívar/Amazonas1)

O Jiu-Jitsu para as irmãs não é apenas um esporte, mas um estilo de vida. Apenas a irmã mais velha da família não pratica a arte marcial. De acordo com o pai, o amor ao esporte pelas meninas é de família, a mãe e a irmã de 22 anos também são praticantes. A próxima competição em que as irmãs irão participar será no Abhu Dab Pro da Federação dos Emirados Árabes Unidos, no dia 18 de agosto, que será realizado em Manaus.

As “Irmãs Superação”

As “Irmãs Superação”, nome dado pelo próprio pai, que também é treinador das jovens, já somam cinco títulos de campeãs amazonenses. Diamante subiu ao pódio de primeiro lugar em 2013, 2014, 2015, e foi vice no ano de 2016. Beatriz foi campeã da etapa regional em 2014 e em 2015. Desde 2016, as irmãs não participam de competições porque preferiram focar nos estudos. 

As jovens já sofreram inúmeras lesões durante as competições em que tiveram participações, mas nada que as impedissem de seguirem em frente. Somente a Bruna, ela já contabilizou três contusões, aos 18 anos.

O esporte é praticado na família há 24 anos. Desde o pai, o treinador Gilson Apurinã, e a mãe que também é lutadora, o Jiu-Jitsu tem sido a principal modalidade esportiva na casa. 

“Para mim, enquanto pai, beira o ataque cardíaco. O coração fica a mil! Mas enquanto o professor, treinador, preciso passar a segurança necessária e tirar o nervosismo delas e elas conseguirem entrar no tatame tranquilas. Eu sempre digo o seguinte: vá e faça a sua parte, se não der, recuperamos no próximo”, comentou o pai.

O Jungle Cup BJJ PRO faz parte dos eventos regionais filiados a Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional (FAJJPRO) e está em sua terceira edição. A competição é aberta para os atletas do masculino e feminino de todas as idades, faixas e pesos.

O presidente da FAJPRO, Bosco Júnior, comunicou ao Amazonas1 que o evento foi bem organizado e que as academias vencedoras foram premiadas em dinheiro. “O evento só tem a crescer. a FAJPRO está fazendo esse diferencial, colocando excelentes profissionais para trabalharem nos eventos e por isso vem dando certo”, destacou Bosco.

Beatriz Catarina e Diamante Bruna são patrocinadas pelo Amazonas1, Truda Kimonos e Casa dos Castuchos.

Mais informações sobre futuras competições: (92) 98823-4840.