Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Cidades

Está proibido tomar banho na praia da Ponta Negra a partir desta segunda-feira

O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida, antes do envio de alimentos e água potável para comunidades da zona rural de Manaus.

Está proibido tomar banho na praia da Ponta Negra a partir desta segunda-feira

(Foto: Clóvis Miranda/Semcom)

Manaus (AM) – A praia da Ponta Negra foi interditada para banho, nesta segunda-feira (2), após um laudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB) apontar perigo de morte aos banhistas devido à vazante do rio. A proibição tem prazo de 90 dias; período pode ser prorrogado. Conforme o laudo, o mergulho fica perigoso quando o Rio Negro fica abaixo dos 16 metros.

O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida (Avante) antes do envio de alimentos e água potável para comunidades da zona rural de Manaus na manhã desta segunda.

Conforme o prefeito, placas de sinalização serão instaladas na praia, orientando sobre a proibição. Porém, o trecho de areia terá acesso livre para atividades esportivas e de entretenimento, assim como o funcionamento de todo o calçadão.

“Se faz necessária a interdição por 90 dias, pode prolongar ou ser diminuído esse prazo em função da severa estiagem que nós estamos passando, momento histórico de mudanças climáticas que nos traz uma reflexão sobre o que está acontecendo com o mundo”, disse David.

Situação de emergência

Na quinta-feira (28), o prefeito assinou decreto de situação de emergência em função da vazante do Rio Negro, que atingiu o nível 16,11 metros de profundidade, próximo da cota de segurança mínima, que é de 16 metros.

O decreto facilita a realização de ações que busquem minimizar os danos à população, que tem sofrido com as consequências relacionadas à vazante, entre elas, a falta de água potável. Nesta segunda, a prefeitura enviou alimentos e água para moradores da zona rural de Manaus.

LEIA MAIS: