Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Estado amplia diagnóstico de câncer de mama e do colo do útero para o Baixo Amazonas

Parintins será primeiro do interior do estado a ter implementação desses serviços de saúde à mulher

Estado amplia diagnóstico de câncer de mama e do colo do útero para o Baixo Amazonas

Foto divulgação

O Governo do Amazonas irá ampliar o Serviço de Diagnóstico do Câncer de Mama (SDM) e o Serviço de Referência para Diagnóstico e Tratamento de Lesões Precursoras do Câncer do Colo de Útero (SRC) para Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Com a descentralização inédita, o município será o primeiro do interior do estado a ter a implementação dos serviços para enfrentamento das doenças de incidência entre as mulheres.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) irá capacitar os profissionais de saúde de Parintins. Unidades de saúde do município indicadas para Serviço de Referência para diagnóstico e tratamento das lesões precursoras de câncer de colo de útero oferecerão tratamento ambulatorial. Os procedimentos não necessitam de internação.

“Já ampliamos a capacidade de atendimento na capital e agora avançamos para o interior. A partir da capacitação das equipes, o município de Parintins estará preparado para diagnosticar e tratar as mulheres com câncer de mama e colo de útero e se tornará referência no Baixo Amazonas”, afirma Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

Leia mais PSD, de Omar Aziz, realiza grande ato com foco na Câmara Federal nesta quinta em Manaus

Saúde da mulher – Por meio do programa Saúde Amazonas, o Estado efetivou o SDM e o SRC na Policlínica Governador Gilberto Mestrinho e no Hospital Delphina Aziz, em Manaus. As duas unidades de referência atuam de maneira integrada à Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, visando a integralidade do cuidado, com atuação de equipe multidisciplinar formada por médicos, ginecologistas, mastologistas, radiologistas, entre outros profissionais.

Considerada uma das ações prioritárias e estratégicas para o enfrentamento do câncer de colo do útero e mama, o Amazonas garantiu a ampliação da oferta do exame citopatológico para diagnóstico do câncer de colo de útero. A quantidade passou de 72,4 mil para 93,9 mil exames por ano, um incremento de cerca de 30%.

(*) Com informações assessoria