Manaus (AM) – Uma nota técnica divulgada pelo MapBiomas nessa segunda-feira (25) revelou que 97% das escolas de ensino fundamental e infantil de Manaus apresentam temperaturas pelo menos 1 ºC acima da média do perímetro urbano onde estão inseridas, informações datam de 2023.
O estudo, intitulado “O Uso e Ocupação do Solo nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental das Capitais Brasileiras”, mapeou 736 escolas na capital amazonense.
A análise destaca que essa realidade não é exclusiva de Manaus, mas uma tendência na Região Norte, onde 77% das escolas nas capitais amazônicas estão em locais mais quentes em relação à média urbana. Além de Manaus, Macapá (93%) e Palmas (91,5%) lideram o ranking das capitais com maior proporção de escolas expostas a temperaturas elevadas.
O levantamento também investigou as condições socioambientais das escolas. Em Manaus, 53% delas estão situadas em áreas de favelas, somando 392 instituições de ensino infantil e fundamental.
Além disso, 13 escolas na capital estão localizadas em áreas de risco a desastres naturais, o que representa 1,8% das unidades analisadas.
Pesquisa
Nas capitais brasileiras, a média de área verde por escola de educação infantil e fundamental é de 894 m², mas 37,4% das escolas não possuem área verde. Além disso, 11,3% estão localizadas em favelas, 6,7% em áreas de risco, e cerca de 64% estão em locais com temperaturas de superfície ao menos 1ºC acima da média urbana em 2023.
LEIA MAIS:
- Secas e cheias devem tornar-se mais intensas e frequentes na Amazônia nas próximas décadas
- Quase quatro em cada dez escolas de capitais não têm área verde
- Metade das escolas brasileiras descumpre lei antirracista
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.