Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Mundo

EUA confirmam primeiro caso da nova variante Ômicron

O caso foi detectado na Califórnia; mais de 20 outras nações agora têm casos da variante, dentre eles, o Brasil

EUA confirmam primeiro caso da nova variante Ômicron

Foto: Folhapress

EUA – Os Estados Unidos confirmaram na tarde de hoje o primeiro caso da nova variante do coronavírus, descoberta na África do Sul e batizada de ômicron. O caso foi detectado na Califórnia. Mais de 20 outras nações agora têm casos da variante, dentre eles, o Brasil. (Veja lista abaixo).

Segundo informações do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) e do dr. Anthony Fauci, principal assessor em Saúde do governo americano, a pessoa era um viajante que voltou da África do Sul em 22 de novembro e o teste foi positivo na segunda-feira, dia 29 de novembro. Fauci disse que a pessoa já tinha sido vacinada, mas que não recebeu a dose de reforço. Agora ela apresenta “sintomas leves” da doença.

O CDC também informou que as pessoas que tiveram contato próximo com esse paciente foram identificadas e submetidas a testes.

“Sabíamos que era apenas uma questão de tempo antes que o primeiro caso de ômicron fosse detectado nos Estados Unidos”, diz Fauci a jornalistas.

Leia mais: Maioria dos casos da Ômicron são assintomáticos em Botsuana

O presidente Joe Biden declarou anteontem que a nova variante da covid-19 “é motivo de preocupação, mas não de pânico”, e disse que os especialistas não acreditam que “medidas adicionais” fossem necessárias no país. Nos Estados Unidos apenas 58,14% da população estão completamente vacinados.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou na sexta-feira (26) que a nova cepa do SARS-CoV-2, a ômicron, é uma variante de preocupação (VOCs), a quinta classificada dessa forma. Mas essa nova variante surpreendeu os cientistas pelo número oito vezes maior de mutações de outras cepas já classificadas como de preocupação, além da velocidade de contágio.

O órgão máximo da Saúde no mundo aponta que a variante foi detectada a taxas mais rápidas do que os surtos anteriores de infecção.

“Esta variante tem um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes. As evidências preliminares sugerem um risco maior de reinfecção, em comparação com outras variantes”, alertou a OMS. “Nas últimas semanas, as infecções na África do Sul aumentaram acentuadamente, coincidindo com a detecção da variante B.1.1.529. A primeira infecção B.1.1.529 confirmada conhecida foi de um espécime coletado em 9 de novembro de 2021”, diz a OMS, ao anunciar a descoberta de nova variante.

Horas depois, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou que o Brasil fecharia as fronteiras aéreas para seis países da África por causa da nova variante do coronavírus. “Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia”, escreveu Nogueira.

A restrição afeta os passageiros oriundos de África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

Cepa se espalha pelo mundo

A nova cepa já foi detectada em mais de 20 países e territórios até o momento, o que fez com algumas nações, como o Brasil, adotassem restrições.

África do Sul

Holanda

Austrália

República Tcheca

Botsuana

Hong Kong

Reino Unido

Israel

Alemanha

Bélgica

Dinamarca

Itália

Canadá

Portugal

Áustria

Espanha

Suécia

França

Japão

Brasil

Nigéria

Arábia Saudita

Coreia do Sul

Estados Unidos

Gana

Leia mais: Terceiro caso da variante Ômicron é identificado em São Paulo

No Brasil, três pessoas foram infectadas com a nova variante. Os dois primeiros são um casal, um homem de 41 anos e uma mulher de 37. Eles voltavam de viagem da África do Sul e testaram positivo para a covid-19 no aeroporto de Guarulhos (SP) no dia 25 de novembro, quando apresentavam sintomas leves de covid-19. O casal foi orientado a permanecer em isolamento. Na sequência foram imunizados com a dose única da vacina Janssen na África do Sul.

Nesta quarta-feira (1), a Secretaria da Saúde de São Paulo confirmou o terceiro caso. Trata-se de homem de 29 anos que, vindo da Etiópia, desembarcou no Aeroporto de Guarulhos (SP) no último sábado (27).

(*) Com informações do UOL

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter