Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Mundo

EUA reabrem fronteiras a turistas vacinados contra covid-19

Há registro de que companhias aéreas estão com 100% de passageiros para desembarcar no país, já nesta segunda-feira (8)

EUA reabrem fronteiras a turistas vacinados contra covid-19

Foto: Carlos Barria -Reuters / Agência Brasil

EUA – Os Estados Unidos voltarão a receber viajantes internacionais vacinados contra a covid-19 a partir desta segunda-feira (8). A entrada dos turistas só será permitida para àqueles que ficaram mais de 20 meses proibidos de irem ao país.

Com a entrada em vigor dos novos requisitos para chegadas aéreas, terrestres e de balsa, é provável que haja algum congestionamento à medida que as regras são implementadas.

“Vai ser um pouco bagunçado no início, posso garantir a vocês”, disse o CEO da Delta Air Lines, Ed Bastian, em uma conferência do mercado de viagens no final de outubro. “Haverá filas, infelizmente”, disse ele.

Muitos voos da Delta com chegada prevista para a segunda (8) estão 100% cheios e as viagens para as semanas seguintes estão com altas taxas de ocupação, de acordo com o porta-voz da Delta, Morgan Durrant.

A empresa registrou um aumento de 450% nas reservas internacionais nas seis semanas desde que a reabertura dos EUA foi anunciada, disse Durrant.

Leia mais: Crianças de 5 a 11 anos começam a ser vacinadas contra a covid-19 nos EUA

As chegadas de voos internacionais aumentarão 11% na segunda-feira em relação a um dia semelhante em outubro nos aeroportos internacionais de Newark Liberty e John F. Kennedy, com 253 voos programados para chegar, de acordo com a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey.

A Autoridade Portuária espera um aumento gradual nesses aeroportos nos próximos dois meses, com o tráfego internacional atingindo cerca de 75% dos níveis de novembro e dezembro de 2019, com base nos atuais horários internacionais.

Uma recuperação gradual parece estar a caminho para as viagens aéreas internacionais. De acordo com dados da empresa de análise de aviação OAG, o número de assentos ocupados em voos que chegarão aos EUA da Europa em dezembro está projetado em cerca de 67% do nível de dezembro de 2019.

As companhias aéreas ainda estão recontratando funcionários e reativando aeronaves paralisadas por causa da pandemia. Os problemas de falta de pessoal, que podem ser agravados pela obrigatoriedade de vacinação, têm dificultado as operações de alguns portadores.

A agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP, em inglês) e a Administração de Segurança de Transporte (TSA) também estão com poucos funcionários devido à regra que obriga seus contratados a estarem vacinados e enfrentam pressão para ampliarem suas operações antes do Dia de Ação de Graças – em 25 de novembro.

Aumento nos tempos de espera são esperados pela CBP nas movimentadas passagens de fronteira terrestre dos EUA com o Canadá e o México. Ou seja, preparação e paciência serão fundamentais para os viajantes internacionais que quiserem entrar nos EUA.

(*) Com informações da CNN

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.