Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cenário

Ex-vereadores de Benjamin Constant lideram pesquisa para prefeitura em 2024

'Enfermeiro Léo' e 'Dr. Etã' já foram colegas de partido e devem disputar a próxima eleição.

Ex-vereadores de Benjamin Constant lideram pesquisa para prefeitura em 2024

Dr. Etã e Enfermeiro Léo (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Benjamin Constant (AM) – O cenário político para as eleições municipais de 2024, no município de Benjamin Constant (distante 1,118.91 quilômetros de Manaus), já está se formando e as pesquisas eleitorais mostram dois ex-vereadores na liderança para assumir o pleito. Após oito anos como prefeito, David Bemerguy (MDB) deixará o cargo.

O levantamento da Perspectiva Mercado e Opinião mostra que o ex-vereador Leusoney Farias de Castro, o ‘Enfermeiro Léo’, é o primeiro colocado com  21,9%, enquanto o também ex-vereador, Dr. Etã Castelo Branco (Avante) ocupa a segunda posição com uma diferença de apenas cinco décimos, contabilizando 21,4%. Os dois estão tecnicamente empatados.

Além dos primeiros colocados, são possíveis candidatos também: Alécio Cabral, Amauri Maia, Semeide Bemerguy e Negão.

(Fonte: Reprodução/ Perspectiva Mercado e Opinião).

Dr. Etã e o enfermeiro Léo concorreram à casa legislativa do município em 2016 pelo mesmo partido, o Partido da República (PR), que se tornou o atual Partido Liberal (PL). Ambos foram eleitos vereadores, Etã teve 337 votos e Léo conseguiu 322.

O enfermeiro Léo deve concorrer, pela primeira vez, à prefeitura em 2024, e apoiou o atual prefeito nas últimas eleições. Já o Dr. Etã concorreu, em 2020, para o cargo de chefe do Executivo municipal, porém, ficou em terceiro lugar, com 14,54% dos votos.

Apesar de os dois estarem em um empate técnico, Dr. Etã possui a maior rejeição, com 9,4% e Léo está com 8,9%.

(Fonte: Reprodução/ Perspectiva Mercado e Opinião)

Atual gestão

Conhecido por seus contratos milionários para obras em Benjamin Constant, a pesquisa mostra uma alta aprovação da administração de David Bermaguy (MDB) pelos benjamin-constantenses, com 63,5%.

Os moradores do município também falaram em aprovar o governo federal e estadual, com 67,9% e 67,1%, respectivamente.

(Fonte: Reprodução/ Perspectiva Mercado e Opinião)

A margem de erro da pesquisa é de 6,6%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%. Isso significa que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.

LEIA MAIS: