Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Família pede ajuda para custear tratamento de paciente com câncer

Segundo a família, Vanessa Santana de Moraes Rezende, em dezembro de 2022, os médicos teriam dado cinco dias de vida para a paciente

Família pede ajuda para custear tratamento de paciente com câncer

Conforme o fisioterapeuta, Vanessa apresentou metástase nos dois lados do cérebro, porém a origem do câncer é desconhecida (Foto: Arquivo Pessoal)

Manaus (AM) – A família de Vanessa Santana de Moraes Rezende, de 38 anos, está fazendo uma campanha para arrecadar dinheiro e material de higiene pessoal para Vanessa, que estava internada na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e voltou para casa nesta terça-feira (23).

Internada desde o dia 20 de dezembro de 2022, Vanessa já havia apresentado dores de cabeça no mês anterior, segundo o fisioterapeuta, Jair Resende, de 42 anos, esposo de Vanessa. Jair disse que a mulher foi ao oftalmologista pensando que poderia ser a visão.

“As dores de cabeça voltaram, pagamos consulta particular, ela fez os exames e apareceram nódulos cerebrais. No dia 20 de dezembro, ela passou mal e levei ela [sic] para o hospital João Lúcio, lugar indicado para esses casos”, disse Jair.

Conforme o fisioterapeuta, Vanessa apresentou metástase nos dois lados do cérebro, porém, a origem do câncer é desconhecida. “Marcaram uma cirurgia para o dia 24, mas desenganaram ela [sic]. Disseram que ela não iria sobreviver cinco dias”, disse Jair.

A família não permitiu a cirurgia, por ser muito arriscada, também pelo fato de ser uma biópsia na cabeça. O exame não revelaria a causa da metástase e poderia agravar ainda mais o estado de saúde de Vanessa.

Campanha na internet

Vanessa foi entubada e a família conseguiu transferi-la para a FCecon. A família e os amigos se organizaram para levar a paciente para casa. Por isso, uma amiga de Vanessa começou uma campanha para as despesas.

Além do PIX 475.935.802.10, que está no nome de Cleucimar Santana de Moraes, mãe de Vanessa, a família também pede ajuda com fralda geriátrica tamanho G, absorvente geriátrico (tamanho único), lenço umedecido, gases, luva e máscara.

Segundo o marido, quando Vanessa estiver em casa, ela precisará manter a alimentação por sonda gástrica, mas que será disponibilizada pelo governo.

Família também pede orações

Nas redes sociais, familiares fazem apelo para a campanha. “Aos amigos pessoais e virtuais essa é minha irmã @vanessademoraes2023 que se encontra internada desde dezembro e já é um milagre 🙏 de Deus eu creio, nos reunimos e resolvemos fazer isso em prol da vida dela e quem puder abençoar de coração nossa gratidão será eterna”, diz o irmão de Vanessa, João Fernandes.

A própria Vanessa publicou uma mensagem no Instagram explicando a situação. “Olá amigos, me chamo Vanessa e tenho 38 anos. Recentemente fui diagnosticada por uma metástase cerebral e encontro-me internada desde o dia 20 de dezembro, mas sem diagnóstico preciso e concluído. Os custos são altos e por esse motivo, conto com a sua ajuda para que eu possa retornar para casa e tenha os recursos necessários, visto que estou acamada. A luta tem sido grande, mas creio que nosso Deus continua operando milagre”, diz o post.

LEIA MAIS: