Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Esportes

Fator LeBron: crescimento do Rei nos playoffs deixa rivais sem resposta

Fator LeBron: crescimento do Rei nos playoffs deixa rivais sem resposta

Em sua carreira, LeBron teve apenas uma temporada superior em pontos nos playoffs: 35,3 por jogo, em 2008/09. (Foto: AFP)

Ligado no modo playoff, LeBron James vem sendo o jogador mais dominante nesta fase da temporada da NBA, a liga americana de basquete. Aos 32 anos de idade, seu 14º de carreira, ele ainda consegue melhorar seus números. Nesta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), fora de casa, com transmissão do SporTV, ele terá mais uma chance de mostrar seu domínio no segundo jogo da série melhor de sete da final da Conferência Leste. O Cleveland Cavaliers lidera por 1 a 0 o confronto, que definirá o rival de Golden State Warriors ou San Antonio Spurs na decisão.

Na temporada regular, LeBron terminou com média de 26,4 pontos em 37,8 minutos em 74 jogos disputados. Nos nove duelos nos playoffs, venceu todos, e subiu essas números para 34,8 e 42,4, respectivamente. São 8,4 pontos a mais por jogo. Os rivais têm consciência de como ele ainda é capaz de evoluir. Depois da derrota no jogo 1, o técnico Brad Stevens reconheceu:

“Ele é melhor agora do que quando entrei na liga. Muito melhor. Não achei que ele pudesse melhorar, mas ele pode”, afirmou Stevens, que entrou na NBA em 2013 contratado pelos Celtics depois de fazer carreira em Butler, disputando o campeonato universitário.

LeBron não se transforma apenas em quadra quando chega a hora dos playoffs. Fora dela, abandona as redes sociais com um tradicional aviso em sua conta oficial no Twitter. Seu nível de concentração sobe, e ele parece saber administrar mais do que ninguém a questão física durante a temporada regular, conseguindo terminar os jogos com fôlego para mais.

Em sua carreira, LeBron teve apenas uma temporada superior em pontos nos playoffs: 35,3 por jogo, em 2008/09. Na conquista do título em 2016, ele marcou uma média de 26,3. Está é a terceira vez em que ele chega na final da conferência depois de duas eliminações por 4 a 0 nas duas rodadas anteriores, permitindo um descanso maior em relação ao seu adversário, como os Celtics, que precisaram de sete jogos para passar pelo Washington Wizards.

Dos jogadores ainda em atividade nos playoffs desta temporada, LeBron é o primeiro em pontos (segundo no geral), minutos (segundo no geral) e assistências (oitavo no geral). Nos rebotes, fica em terceiro, atrás apenas de seus companheiros Tristan Thompson e Kevin Love (é o 11º no geral).

Entre todos os números que o fazem ser o principal jogador em atividade e mais dominante na liga, LeBron tem mais um que chama a atenção. Com ele em quadra, os Cavaliers têm um saldo positiva de 12,4 pontos. É a melhor marca de sua carreira, superando a da temporada passada, de 10 pontos.

É essa máquina que os Celtics terão que segurar para vencer o jogo 2 e evitar a possibilidade de a série terminar nos dois duelos seguintes em Cleveland. O atual campeão se tornou um desafio ainda maior para seus rivais com o nível de atuação de LeBron.

Fonte: SporTV