Manaus, 6 de dezembro de 2024
×
Manaus, 6 de dezembro de 2024

Cidades

Feirão habitacional oferece 3,7 mil imóveis com entrada subsidiada pelo governo do Amazonas

O benefício, conhecido como "Entrada do Meu Lar", é concedido pelo Governo do Amazonas e destinado a facilitar a entrada em imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida. 

Feirão habitacional oferece 3,7 mil imóveis com entrada subsidiada pelo governo do Amazonas

(Foto: Emília Picanço/Portal AM1)

O governador Wilson Lima abre neste sábado (16) o primeiro Feirão do Amazonas Meu Lar, que oferece subsídios para quem busca financiar apartamentos. O benefício, conhecido como “Entrada do Meu Lar”, é concedido pelo Governo do Amazonas e destinado a facilitar a entrada em imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida.

No evento, estão disponíveis 32 empreendimentos imobiliários cadastrados no Amazonas Meu Lar, totalizando 3,7 mil unidades habitacionais prontas para negociação. O subsídio Entrada do Meu Lar é uma das principais iniciativas do maior programa habitacional já realizado no estado.

A programação também traz palestras sobre temas variados, como planejamento financeiro, estratégias de empreendedorismo digital para gerar renda extra, dicas de manutenção de imóveis, cultivo de hortas em varandas e organização de espaços residenciais, entre outros.

O presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (ADEMI), Henrique Medina, foi questionado pelo Portal AM1 sobre como a negociação de subsídios e investimentos no programa Amazonas Meu Lar podem impactar o mercado imobiliário no estado. Medina analisou as possíveis influências dessas ações no setor.

“O governador disse que são mil unidades. Se a gente for converter isso e pegar, em média, o valor de 220 mil reais, o valor de um apartamento, 220 vezes mil dá 220 milhões de reais. São 220 milhões de reais que vão ser vendidos em um evento, em um final de semana. Isso nunca aconteceu. Em tese, o mercado vende entre 200 e 250 milhões de reais por mês. Então, nós estamos incluindo, dentro dessa venda, 220 milhões de reais. Em tese, nós vamos dobrar o que normalmente fazemos sem o programa Amazonas Meu Lar. É muito mais emprego, muito mais moradia, muito mais renda e subsídio que estão sendo dados pelo Governo do Estado. Fala do faturamento do setor imobiliário do ano passado e deste ano”, explico Medina.

Na ocasião do 1º Feirão do Amazonas Meu Lar, o Portal AM1 também conversou com a secretária-executiva da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Daniella Jaime, para comentar sobre quais são os critérios necessários para os interessados possam se beneficiar do subsídio oferecido pelo governo neste feirão.

“Especificamente, o subsídio de entrada do Meu Lar trata-se de um financiamento. Esse aporte vai ajudar você na entrada de um financiamento. E o que é preciso para participar? Você não pode ter uma casa própria; deve estar na condição de inquilino, de coabitação ou de cedido; precisa ter uma renda declarada, e cada análise será feita de acordo com a sua renda”, respondeu Daniella ao AM1.

 

LEIA MAIS: