Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cidades

Católicos lotam ruas do Centro de Manaus na Via Sacra na Sexta-feira Santa

A tradicional procissão ocorreu na manhã desta sexta-feira (7), que marca a Paixão de Cristo.

Católicos lotam ruas do Centro de Manaus na Via Sacra na Sexta-feira Santa

A saída da procissão acontece na Igreja da Matriz e segue pelas ruas do Centro de Manaus. Foto: Del Lima / Portal AM1

Manaus (AM) – A tradicional procissão da Via Sacra na Sexta-feira Santa reuniu fiéis na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, na manhã desta sexta-feira (7).

Na Igreja Católica, a Via Sacra é a procissão em que os fiéis fazem orações, meditando na Paixão de Cristo. A caminhada simboliza o percurso que Jesus fez carregando a Cruz.

A saída da procissão acontece na Igreja da Matriz e segue pelas ruas do Centro de Manaus em direção ao Santuário de Fátima, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul.

Foto: Del Lima / Portal AM1

A procissão faz parte do calendário da Semana Santa da Arquidiocese de Manaus, e já é tradição na celebração da Páscoa dos manauaras. O Portal AM1 acompanhou a caminhada dos fiéis nesta sexta-feira que relembra o julgamento e morte de Cristo, como explica o padre Marco Antônio.

“Neste final de semana, a Igreja Católica celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus, o Tríduo Pascal. Toda igreja faz memória da instituição da Eucaristia, a última ceia do Senhor, que deixou para os seus discípulos a seguinte ordem: ‘Fazei isto em memória de mim’. Desde a última ceia do Senhor, a Igreja celebra, todos os dias, a esperança do retorno de um dia, o Salvador voltar, e constituir um novo céu e uma nota Terra”, disse o padre.

Ainda segundo o sacerdote, na Sexta-feira Santa, a Igreja faz memória do sacrifício do Senhor Jesus na Cruz. “Ele, que deu a vida para nos salvar, derramou seu sangue para instituir uma nova e eterna aliança. Não mais o cordeiro como vítima de sacrifício, mas o próprio Filho de Deus. É Ele, o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo”, disse.

(Foto: Del Lima / Portal AM1)

Às 15h acontecerá a Celebração da Paixão do Senhor no Santuário de Fátima, seguida da Procissão do Senhor Morto em direção a Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Devoção marca celebrações da Páscoa (Foto: Del Lima / Portal AM1)
Foto: Del Lima / Portal AM1

Em outras explicações sobre as celebrações da Páscoa, o padre diz que após os ritos da Sexta-feira Santa, a Igreja se recolhe em silêncio, em luto pela morte de Jesus. “E somente irá novamente se reunir na grande vigília pascal, a celebração da ressurreição, onde é proclamada a vitória de Cristo sobre a morte. A vigília é essa experiência da luz que vence as trevas, do amor que vence o ódio e da ressurreição que vence a morte”, disse o padre.

“Proclamamos a Páscoa do Senhor, para que no domingo, o dia primeiro da ressurreição, toda Igreja posso celebrar a vitória de Jesus, a passagem da morte para a vida, do pecado para a salvação. Sejamos, então, homens e mulheres e homens de fé proclamando a vitória de Cristo sobre a morte. Viva Jesus ressuscitado”, afirmou padre Marcos Antônio.

Leia mais: