Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cidades

Na estrada: manauara tem cardápio variado de serviços no feriado de Páscoa

Os serviços na Páscoa representam dinheiro no bolso para uns e diversão para outros e muitos desses serviços estão a um click de distância

Na estrada: manauara tem cardápio variado de serviços no feriado de Páscoa

Excursões para Rio Preto da Eva são comuns durante o período (Foto: Reprodução: Amazon Bus)

Manaus (AM) – A busca pela estrada nos fins de semana já é costume para o morador de Manaus. Do tradicional café da manhã de estrada, às opções, facilitadas pelas melhores condições das rodovias e de formas de pagamento, aumentou o leque de opções de serviços para quem curte os feriados prolongados como o da Páscoa.

Turismo de aventura, religioso, de compras ou só ficar de papo para o ar por alguns poucos dias, são planejados tanto por quem procura quanto por quem oferta os serviços. Para estes últimos, datas como a Páscoa, iniciadas no domingo (2) e encerradas no próximo fim de semana – iniciando com o feriado de Sexta-Feira Santa (dia 7), representam dinheiro no bolso para quem trabalha e diversão para quem folga.

Rota de turismo e dinheiro

Potiguara Borges, professor e motorista de aplicativo, mirou no feriado para garantir uma renda a mais no serviço de transporte intermunicipal de passageiros.

“Infelizmente os preços das corridas, em todas as plataformas, estão abaixo do que estamos acostumados. A falta de dinheiro na cidade me fez buscar dinheiro na ‘área rural”, disse Borges, que tem Rio Preto da Eva (distante 80 km de Manaus) como um das rotas do turismo e do dinheiro.

Para o motorista, a escolha de Rio Preto da Eva como destino não foi à toa. “Nesse fim de semana, de 31 de março a 2 de abril, Rio Preto comemora aniversário de 41 anos e, com ou sem evento, é uma cidade em que existe uma grande movimentação de pessoas. Para esse período, tenho dez corridas ida e volta com quatro pessoas cada e isso pode se repetir no feriado de Páscoa”, afirma.

Como atrativo, Borges tenta diferenciar o serviço. “Conduzo um carro novo (Gol), que ainda não pediu revisão, mas tem todo um ‘preventivo’ para evitar acidentes, além de ser um carro limpo, cheiroso e climatizado. Os passageiros contam ainda com as paradas que faço no caminho para compra de frutas e peixes na estrada”, disse o motorista.

De reservas confirmadas para a Páscoa, Borges afirma ter corridas para Itapiranga (distante 338 km da capital). “De início, são viagens para parentes e amigos, mas o serviço pode ser aberto a outras pessoas”, comenta.

Páscoa quase em casa

A 10 minutos da sede de Rio Preto da Eva, o Balneário Apoema oferece um ambiente familiar que torna o feriado de Páscoa uma experiência ”quase em casa”, diz a gerente Daniela Branicio.

“Sempre em nossa programação, mesmo no período de chuvas, o feriado de Páscoa ganha uma atenção especial da nossa equipe. Nosso cardápio de peixes é muito procurado nos dias normais e essa procura é maior na época. É algo tradicional no Amazonas e aqui tentamos reproduzir esse clima”, disse a empresária.

Balneário Apoema: ambiente familiar na Páscoa (Foto: Reprodução/Facebook Apoema)

O Apoema emprega pessoas da comunidade para os serviços do Balneário – o que garante o bom atendimento.

“São pessoas que conhecem as tradições e os frequentadores, assim mantemos o clima familiar. Não permitimos som automotivo, os paredões de som, e assim o ambiente é de tranquilidade para quem quer festejar a Páscoa”, fecha Daniela.

Indo mais longe

Seguindo as poucas estradas que saem de Manaus para outros estados e países, a 1000SON Viagens e Turismo oferece pacotes para Roraima e cidades comerciais da Venezuela, para o Sul do país (Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul), Sudeste (Região dos Lagos-RJ e Aparecida do Norte-SP) e em breve Santarém-PA e Goiânia-GO. Para os destinos tradicionais do manauara, no fim de semana, o cardápio tem Presidente Figueiredo, Manacapuru, Iranduba e Novo Airão, que têm como atrativo a natureza e a culinária.

Indo mais longe, mais precisamente Roraima, a agência tem o trecho Manaus-Tepequém-Manaus no menu para a Páscoa. “Mesmo com dificuldades, não deixamos de oferecer o trecho. Ano passado, até agora, parece ter sido melhor, mas o jogo ainda pode virar. Acreditamos sempre na máxima de que o brasileiro deixa tudo para a última hora”, disse Milson Carvalho proprietário da empresa.

“A oferta por Tepequém, distante 790.4 km de Manaus, tem como público os interessados por aventura. Pode parecer estranho, mas é uma boa pedida para quem quer comemorar a Páscoa de um jeito diferente. E seguindo mais em frente, logo chegamos ao Lago do Robertinho, muito famoso pelos atrativos. Sem perder o pique, na fronteira Brasil, Venezuela e Guiana, existe a opção de turismo de compras, também muito procurado nos feriadões”, aponta Carvalho.

Os pacotes via terrestre incluem traslado, seguro viagem, hospedagem (dependendo do trecho), café da manhã (também dependendo do pacote), água mineral e assessoria durante a viagem e guia local.

Opções variadas

As opções de viagens, curtas inclusive, via rodoviária, pelo rio e aeroportos, são várias para os manauaras. Ainda há tempo para se criar um roteiro. Procure uma agência de viagens, os anúncios nas redes sociais, as promoções e as melhores opções para a Páscoa. Muito desses serviços estão a um click de distância.

LEIA MAIS: