Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Esportes

Fifa reconhece títulos mundiais de Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo

Fifa reconhece títulos mundiais de Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo

A Fifa decidiu, em reunião realizada nesta sexta-feira, reconhecer como títulos mundiais as conquistas da Copa Intercontinental, disputada de 1960 a 2004 entre os campeões europeu e sul-americano. Assim, Flamengo, Grêmio, Santos e São Paulo tiveram seus triunfos, já celebrados pela torcida, oficializados pela entidade.

O Rubro-negro foi campeão em 1981, quando o time liderado por Zico derrotou o Liverpool por 3 a 0. Os gaúchos, por sua vez, conquistaram o mundo em 1983. O Santos de Pelé tem dois troféus, erguidos em 1962 e 1963. Já o São Paulo foi campeão em 1992 e 1993 — o clube do Morumbi ganhou ainda um título já no atual formato, em 2005.

O pedido de reconhecimento dos mundiais foi uma iniciativa do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, que, em junho, enviou uma carta ao presidente da Fifa, Gianni Infantino. A resposta positiva da entidade máxima do futebol reforça a possibilidade de o confronto entre o campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões voltar a acontecer. Existe um projeto para que a Copa do Mundo de Clubes, que inclui representantes de todos os continentes, passa a ser disputada apenas de quatro em quatro anos, substituindo a Copa das Confederações no calendário.

— Começamos agora uma reflexão de como deve ser no futuro. A Fifa analisará as situações e verá como podemos fazer algo especial, novo e que entre no calendário e ajude o futebol e as confederações pelo mundo a se desenvolver — explicou Infantino — A Copa do Mundo de clubes é uma competição legal, mas não tem o impacto de investimento e desenvolvimento do futebol pelo mundo. Vamos ver o que o futuro reserva, e boas ideias são bem-vindas.

Nas redes sociais, o rubro-negro repercutiu a decisão da Fifa. O Flamengo postou em sua conta no Twitter a frase “Lembrar você, sou campeão mundial”, trecho de uma música da torcida que exalta a conquista de 1981.

Não entraram na pauta da Fifa os torneios disputados antes do Intercontinental. Sendo assim, a Copa Rio, vencida pelo Palmeiras em 1951 e pelo Fluminense em 1952, seguem não sendo reconhecida como título mundial.

(*) Com informações do O Globo