Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Fiocruz alerta para o aumento de casos de gripe no Amazonas

Especialista afirma que é fundamental que a população se vacine para diminuir o risco de internação e morte

Fiocruz alerta para o aumento de casos de gripe no Amazonas

Vacina (Foto: Semsa/Divulgação)

Manaus (AM) – O Amazonas está entre os 19 estados com aumento no número de casos de gripe, relacionados à Influenza A, sendo a maioria por H1N1, segundo boletim InfoGripe da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). A análise considera registros até o dia 22 de maio.

Conforme Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe, a preocupação que antes era com a Covid-19, agora, com a baixa nos casos, a população deve se precaver para evitar a contaminação por influenza.

“Nas últimas quatro semanas, essa atualização mais recente, 31% dos casos na população, a partir de 15 anos, estão associados à influenza A”, disse.

Segundo o boletim, os estados com maior sinal de crescimento a longo prazo são Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

No Amazonas, e em outros oito estados, também é possível observar o crescimento de casos na população adulta, segundo Marcelo. “No estado do Amazonas, em particular, a gente tem visto tanto esse sinal de aumento na população pediátrica, especialmente até os dois anos, em decorrência do vírus sincicial respiratório (VSR)”, disse Marcelo ao Portal AM1.

“Nos jovens, a gente também começa a observar sinais do vírus influenza voltando a gerar aumento nas internações. A gente tem isso na população a partir de 65 anos, e quando a gente olha as diferentes faixas etárias, a gente vê que tanto o Influenza A quanto o Influenza B, estão aparecendo nessas internações”, disse o coordenador.

“Com aumento nos casos da doença, o especialista recomenda que a população vá aos postos de vacinação. É mais um motivo para convocar a população que ainda não tomou a vacina da gripe, que busque os postos de saúde, porque o papel dela é diminuir o risco de agravamento de acabar precisando internar ou eventualmente, falecer por conta da gripe”, alertou Marcelo.

Naturalização da gripe

Para o coordenador, as pessoas naturalizaram a gripe. “A gente naturalizou muito essa doença, mas, historicamente, é um motivo muito importante de internações e também de mortes, especialmente nos extremos das faixas etárias, crianças e população de idade mais avançada”, disse.

“É fundamental que a gente não deixe a vacina da gripe para depois. Já era para a gente ter vacinado lá atrás, para que a gente passasse por esse período com a nossa imunidade em dia, mas antes tarde do que nunca, busque o posto de saúde e se vacine”, afirmou Marcelo Gomes.

LEIA MAIS: