
(Foto: João Viana / Semcom)
Manaus (AM) – Uma operação de combate ao transporte clandestino realizada nessa segunda-feira (17) flagrou um ônibus em condições precárias circulando na zona Oeste de Manaus. O veículo, que foi removido pelas autoridades, apresentava pneus carecas, ausência de lanterna traseira, documentação vencida e o motorista sem habilitação regular desde 2022.
A ação aconteceu na avenida Coronel Teixeira e na estrada do Tarumã, envolvendo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram).
Durante a fiscalização, foram verificadas documentação, lotação e condições gerais dos veículos, como pneus, cintos de segurança e saídas de emergência.
De acordo com a vice-presidente de transporte do IMMU, Viviane Cabral, a operação foi motivada por diversas denúncias. “Inicialmente, fizemos uma ação educativa, mas encontramos vários veículos em situação crítica. Este ônibus em questão foi retirado porque representava risco aos passageiros”, explicou.
O transporte clandestino é uma preocupação constante das autoridades, pois opera sem fiscalização adequada, expondo passageiros a riscos de acidentes e crimes. O secretário da Semseg, Alberto de Siqueira, reforçou que a integração entre Guarda Municipal e outros órgãos tem como objetivo garantir a segurança da população.
“A fiscalização é essencial para coibir esse tipo de prática e assegurar que apenas veículos regulares prestem o serviço”, afirmou.
Veículos encontrados em situação irregular estão sujeitos a penalidades previstas na Lei Municipal 2.898/2022, incluindo multas e apreensão. O veículo recolhido nesta ação só será liberado após o pagamento de taxas administrativas.
A Prefeitura de Manaus segue promovendo operações para coibir o transporte clandestino e garantir um serviço de qualidade para a população.
LEIA MAIS:
- Blitz no porto da Ceasa combate transporte clandestino
- IMMU apreende veículos que faziam transporte irregular no Distrito
- Transporte por fretamento de veículos na BR-174 pode resultar em multa de R$ 4,6 mil
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.