Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Mundo

França tem 1º caso de varíola dos macacos transmitida de humanos para cão

O relato inédito foi publicado no periódico científico The Lancet e já foi suficiente para mudar algumas recomendações das autoridades em saúde pública.

França tem 1º caso de varíola dos macacos transmitida de humanos para cão

Foto: Divulgação/ Getty images

A revista The Lancet publicou um artigo, na última quarta-feira (10/8), relatando o primeiro caso de transmissão de varíola dos macacos (monkeypox) de humanos para animais domésticos. A confirmação do caso se deu na França, em que o animal de estimação não teve contato com mais ninguém além de seus tutores, que já estavam infectados.

O pet desenvolveu os sintomas corporais 12 dias após seus donos – Foto: Divulgação

O cachorro desenvolveu lesões corporais em 12 dias, após seus donos receberem diagnóstico da doença.

O animal manifestou lesões no ânus, pústulas (bolinhas com pûs) no abdômen e ulceração anal. O cachorro é de raça galgo italiana, macho, que está com quatro anos de idade.

A transmissão dos donos para o cão foi confirmada por método molecular de comparação do material genético dos vírus encontrado em amostras dos três.

O relato inédito foi publicado no periódico científico The Lancet e já foi suficiente para mudar algumas recomendações das autoridades em saúde pública. Porém, ainda não se sabe se o caminho inverso também pode acontecer, ou seja, se o patógeno pode passar dos cães para as pessoas.

Leia mais: Varíola dos macacos: calendário de vacinação deve sair nesta semana

O casal, um homem latino-americano de 44 anos, que vive com HIV em níveis indetectáveis. Ele faz tratamento antiviral contra a AIDS. Já seu companheiro, um homem branco de 27 anos, é HIV-negativo. Ambos vivem uma relação aberta, ou seja, permitem-se outros parceiros sexuais.

Eles moram na França e o jovem de 27 anos procurou o hospital, em 10 de junho, por causa de ulcerações anais que apareceram seis dias após contato sexual com outras pessoas. Em seguida, o homem de 44 também apresentou pústulas na face, orelhas e pernas. O mais novo apresentou ainda essas lesões nas pernas e nas costas. Ambos sentiram também fraqueza, dor de cabeça e febre.

Em países onde a doença está em estágio endêmico, somente animais roedores e primatas foram vetores de transmissão da varíola dos macacos. Isso ocorreu nos Estados Unidos e na Europa, respectivamente.

Este foi o primeiro caso de infecção entre animais domesticados, como cães e gatos.

(*) Com informações do Metrópoles