Manaus, 5 de outubro de 2024
×
Manaus, 5 de outubro de 2024

Cidades

Funcionários de UBS são assaltados e revelam medo constante nas unidades de saúde

Funcionários de UBS são assaltados e revelam medo constante nas unidades de saúde

Funcionários de Unidades Básicas de Saúdes (UBS) são alvos de constantes assaltos e trabalham com medo. A informação é de funcionários da UBS Parque das Garças, assaltada na manhã desta quarta-feira (3) por uma dupla armada, que rendeu o médico, agentes de saúde e pacientes. Uma mulher grávida de seis meses passou mal, inclusive.

A agente de saúde Ana Ruth Gama, 50, disse que o assalto aconteceu por volta das 7h45. “Nós estávamos conversando justamente que nossa unidade era uma das poucas que não havia sido assaltada ainda. Logo depois isso aconteceu”, afirmou.

“Quase todas as UBSs já foram assaltadas. Não há vigias”, afirmou a agente de saúde.

A ação dos assaltantes durou cerca de 20 minutos. Depois do assalto, a unidade foi fechada porque os funcionários ficaram em estado de choque, de acordo com a enfermeira Katia Mirian Araújo, 41. “Nós trabalhamos com medo”, afirmou.

Os assaltantes fugiram levando celulares, bolsas, dinheiro e jóias, como o anel do médico e o cordão de uma agente de saúde. “O médico ficou em choque”, contou a enfermeira.

De acordo com as funcionárias do local, os assaltantes estavam armados com arma de fogo e ameaçavam as pessoas “Eles chegaram a pé, de bermuda. Achamos que eram pacientes”, disse Ana Ruth Gama.

A enfermeira e as técnicas de enfermagem conseguiram se esconder atrás da UBS e tentaram  contactar a polícia. Quando os policiais chegaram, os assaltantes já haviam fugido.

A UBS será reaberta nesta quinta-feira (4).